Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Evento

Docente do CNAT apresenta recital em SP

Recital-palestra foi apresentado na universidades USP e Mackenzie

Publicada por Romana Xavier em 27/03/2025 Atualizada em 27 de Março de 2025 às 18:23

Neste mês de março de 2025, a professora do Campus Natal-Central do IFRN, a musicista Ana Judite de Oliveira Medeiros participou como palestrante e pianista de eventos acadêmicos e artísticos, promovidos pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e pela Universidade de São Paulo, USP – Campus Butantã.

Na Mackenzie, no dia 15/03, participou do Encontro de Mulheres, com a palestra “Mulheres Conselheiras”, por meio da qual destacou o protagonismo de mulheres compositoras e conselheiras na produção da música de canto congregacional e coral no início do século XX.

Na Sala Villa-Lobos da Biblioteca Brasiliana da USP, no dia 25 de março, compôs a Mesa Redonda “Mulheres na Música”, como parte da programação da “Jornada Mulheres nas Artes e Humanidade: séculos XIX ao XXI”. A professora palestrou sobre o tema “O Jornal das Senhoras (1852 e 1855): uma análise musicológica”, apresentando peças musicais, compostas por mulheres, finalizando com o recital de piano solo e canto.

Segundo a professora do CNAT, foi uma oportunidade de retrospecto histórico das mulheres na música “Minha apresentação levou um repertório de músicas de compositoras do século XIX, resgatadas do Jornal das Senhoras, um folhetim publicado de 1852 a 1855. Escolhi algumas músicas compostas para piano solo e canto. Fiz uma análise musicológica, destacando como a música foi influenciada pelo período histórico e como ainda pode influenciar nos dias hoje.”

Ana Judite de Oliveira Medeiros é Professora de Música no IFRN, no Campus Natal-Central e dá aulas de educação musical, piano e música de câmara, com concertos didáticos. É doutora e mestre em Ciências Sociais com pesquisa em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, com intercâmbio na Universidade de Évora, Portugal, na área de Musicologia.

Fez pós-doutorado em Musicologia em que que investigou a descentralização do modernismo com a música de Heitor Villa-Lobos, no Programa de Pós-Graduação em Música da Escola de Comunicação e Artes, da Universidade de São Paulo, USP. É autora dos livros O Sertão imaginado nas Bachianas Brasileiras de Heitor Villa-Lobos, 2021, pela Editora Appris; e Música em Potencial: desafios metodológicos entre a escuta e a escrita, 2025, pela editora Topografia Musical, no prelo; e de artigos nacionais e internacionais na área de Educação Musical, Canto Coral e Musicologia.

Palavras-chave:
IFRN Música Evento CNAT

Notícias relacionadas