Mulheres Mil

Campus oferece vagas para o Curso de Cuidador de Pessoa Idosa

Inscrições podem ser realizadas no período de 11 a 14 de março de 2024

Publicada por Tania Silva em 08/03/2024 Atualizada há 2 meses

O Programa Mulheres Mil selecionará 76 (setenta e seis) mulheres para participarem do curso de Formação Inicial e Continuada em Cuidador de Pessoa Idosa, no Campus Natal-Central. Para se inscrever, é necessário ter cursado os anos iniciais do Ensino Fundamental (antiga 4ª série do 1º grau) – Ensino Fundamental incompleto, além de preencher todas as exigências do edital.

O objetivo da capacitação é atender grupos de mulheres que foram excluídas e marginalizadas do processo educacional, face às condições prévias de baixa escolaridade, baixa autoestima e poucas oportunidades de ofertas de qualificação, despertando assim as condições de acesso ao mundo do trabalho, elevação de escolaridade e dessa forma institucionalizar essa ação perante a comunidade acadêmica e sociedade.

O curso faz parte do Programa Nacional Mulheres Mil: educação, cidadania e desenvolvimento sustentável, instituído pela Portaria nº 1.015, de 21 de julho de 2011 e faz parte de um conjunto de ações que visam à consolidação das políticas públicas e diretrizes governamentais de inclusão educacional, social e produtiva de mulheres em situação de vulnerabilidade.

As aulas serão ministradas 3 (três) vezes por semana, sendo a primeira turma no período de 21 de março a 28 de junho de 2024 e a segunda turma, no período de 15 de abril a 26 de julho de 2024, ambas no turno matutino.

A seleção será realizada, exclusivamente, pelo Campus Natal-Central do IFRN, através de avaliação socioeconômica, atendendo prioritariamente, mas não nesta ordem, mulheres com menor grau de escolaridade, oriundas da rede pública de educação básica, únicas ou principais mantenedoras de sua família ou com renda familiar per capita de até 1,5 salários-mínimos, conforme avaliação do serviço social e/ou Comissão de Seleção designada pelo Diretor Geral do Campus. As candidatas selecionadas deverão realizar suas matrículas no período de 20 a 22 de março de 2024.

Edital da seleção

Mulheres Mil 2024