Curso de Engenharia de Energia conquista conceito 4 no Inep

Avaliação foi realizada de 10 a 12 de agosto

Publicada em 01/09/2022 Atualizada há 12 meses

Curso é ofertado na modalidade presencial, com duração de cinco anos.

O Curso Superior de Engenharia de Energia do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) conquistou o conceito quatro, em avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que tem a nota cinco como máxima.

A avaliação do Inep, realizada de maneira virtual in loco, aconteceu de 10 a 12 de agosto, através de reuniões virtuais para o compartilhamento de informações para a avaliação. A visita dos avaliadores às instalações físicas do campus, como salas e laboratórios, também ocorreu remotamente.

Pelo IFRN, representantes da Diretoria de Avaliação e Regulação do Ensino (Diare) e da Coordenação do Curso foram os responsáveis pelo diálogo estabelecido com os dois avaliadores, determinados pelo Inep. Além da avaliação dos espaços do Instituto, documentos institucionais também foram disponibilizados para comprovação da qualidade do curso.

Graduação em Engenharia de Energia

A graduação, ofertada pelo Campus Natal-Central, foi criada em 2015 e é a primeira Engenharia do Instituto. O curso possui cinco anos de duração, com uma estrutura curricular que, segundo o coordenador, Jacques Costeau, "favorece os conhecimentos básicos da Ciência e Tecnologia, interligando às aplicações de Engenharia em seus primeiros dois anos”.

O objetivo do curso é a formação de profissionais capacitados a compreender, projetar e gerenciar processos de produção, distribuição e utilização das várias formas de energia disponíveis na matriz energética, sejam elas renováveis ou não-renováveis. O engenheiro de energia será capacitado a atuar nos setores elétrico, petrolífero e industrial, atuando, diretamente, com sistemas de produção, geração, transporte, distribuição, gerenciamento e aplicação de energia.

Acesse

Conheça o curso de Engenharia de Energia