Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

VOLTA ÀS AULAS

Colégio Gestor se reúne para discutir o retorno às atividades escolares

As aulas deverão ter início amanhã, 3 de julho

Publicada por Tania Silva em 02/07/2024 Atualizada há 2 semanas, 6 dias

Após quase três meses de paralisação devido à greve dos servidores públicos das universidades e institutos federais, amanhã, 3 de julho, as atividades escolares serão retomadas. A expectativa é de que até o próximo dia 9 de julho, a Pró-Reitoria de Ensino do IFRN – PROEN esteja com o calendário sistêmico pronto, para nortear os demais calendários dos Campi, que deverão estar prontos até o final do mês em curso.

Para definir esse recomeço, o grupo gestor do CNAT se reuniu, na manhã de hoje (2), para discutir alguns pontos, conforme orientações definidas pela PROEN. A reunião contou com a presença do professor Jonas Lemos, diretor geral, dos diretores acadêmicos das diretorias de Ciência, Construção Civil, Indústria, Informática e Recursos Naturais, da diretora de ensino, dos(as) pedagogos(as) da ETEP e de representantes do Napne. Na ocasião, foram discutidas as orientações definidas pela PROEN, que prevê a retomada dos conteúdos do primeiro bimestre, além da suspensão de avaliações, nesse primeiro momento, considerando que o bimestre deverá terminar em 19 de julho, o que, conforme entendimento do grupo de gestores, deverá dar mais conforto aos docentes para que essa retomada não traga mais prejuízos aos estudantes, principalmente aos alunos dos 4ºs anos. Também, conforme a Pró-Reitoria, os Campi deverão abonar as faltas dos estudantes que utilizam os transportes escolares de prefeituras, que se encontram suspensos, em razão das férias escolares das outras escolas do Estado.

WhatsApp Image 2024-07-02 at 11.16.56

O grupo gestor está estudado métodos eficazes de adiantamento e reposição de aulas das turmas de 4º ano, em razão da realização das provas do Enem 2024, que deverão ocorrer no próximo mês de novembro. A Diretoria de Ensino deverá convidar os estudantes desses anos, para uma reunião com o intuito de um melhor alinhamento nas ações.

O Calendário Acadêmico do Campus deverá ser finalizado no final desse mês de julho. As aulas deverão seguir o seguinte cronograma:

  • 1º bimestre: término em 19 de julho de 2024;
  • 2º bimestre: início em 20 de julho e término em 20 de setembro de 2024;

Os demais bimestres deverão ser adequados conforme a aprovação do calendário acadêmico de referência que deverá ser aprovado até o próximo dia 9 de julho.