Evento
CNAT sedia o"II Festival Primavera IFRN" neste dia 29/11
Iniciativa congrega poesia, literatura e música
Publicada por Romana Xavier em 29/11/2024 ― Atualizada há 2 dias, 7 horas
Nesta sexta-feira, 29/11, o Campus Natal-Central sedia a abertura do "II Festival Primavera IFRN", com a presença de estudantes do "Projeto Abrace o seu Romance", dos cursos de Administração, Controle Ambiental e Geologia. A professora Kalina Paiva falou da importância do evento "O objetivo do evento é florir consciências. Trazemos à tona episódios de racismo, com ênfase na negritude, através de mesas literárias. Pretendemos da lugar de fala aos escritores indígenas, negros, da comunidade LGBT".
Participantes da intervenção, as alunas Cecília de Lima Câmara, do curso de Administração e Ana Carolina Araújo Alves, de Controle Ambiental refletiram sobre a ação. Segundo Cecília, "Achei muito interessante a questão do contraste entre a tragédia e o sucesso. De acordo com Ana Carolina "Foi importante porque precisamos pensar sobre as personas não reconhecidas e vítimas de racismo, que foram esquecidas. Apresentamos várias obras, mas foi baseada especialmente na obra censurada "Avesso da Pele", de Jefferson Tenório".
Na sequência, o evento conta com a apresentação teatral do "Grupo Falas e Pantomimas (IFRN)", com o Trio de músicas regionais, além do recital com os artistas Zé Martins, Abaeté e Chico de Iaiá (Casa do Cordel).
Na programação matutina, ainda acontece o "SARAU DA CONSCIÊNCIA", acompanhada do "TRIO IF JAZZ", do Campus Natal-Central do IFRN, sob a mediação do grupo "Mulherio das letras de Nísia Floresta", com participação dos coletivos SPVA, UBE, além de docentes, alunos e comunidade externa.
No turno vespertino, o festival conta com a presença da "Tenda Literária I - Consciências: as múltiplas vozes na literatura brasileira", com Eva Potiguara, Leandro Lispector e Fabiane Marques. Já às 15h, acontece a promoção da "Poesia Slam e Hip Hop" dos artistas da "Escola de Hip Hop".
Em seguida, às 17h, ocorre a "Tenda Literária II - Entremundos: a literatura na formação da consciência - Maria Valéria Rezende, sob a mediação de Candice Firmino (IFRN) e de Raissa Gabriela (IFRN)".
Na parte da tarde, às 18h, acontece a apresentação do "Espaço Cultural Al Hanna e da Escola de Passistas Odara". Logo em seguida, às 18h30, o encerramento do festival acontece com o Pocket Show, com a banda Sapo Africano, composta por graduandos do curso de TADS (IFRN/CNAT), sob a coordenação do prof. Valdier Ribeiro.