Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

MEIO AMBIENTE

Campus Natal-Central recebe seminário sobre os 20 anos do fim do "Forno do Lixo"

Evento ocorreu na última terça-feira, 25, pela manhã

Publicada por Davi Silva em 28/06/2024 Atualizada há 3 semanas, 3 dias

O Campus Natal-Central do IFRN) foi sede do seminário “20 Anos do Fim do Lixão de Natal: Avanços e Retrocessos” na última terça-feira, 25, em uma atividade que lotou o Auditório do Museu de Minérios. O evento resgatou a história do "Forno do Lixo", o antigo lixão no bairro de Cidade Nova, desativado em 2004, e examinar sua transição para uma estação de transbordo.

O seminário foi aberto ao público e contou com a participação de diversos setores da sociedade, incluindo cooperativas de catadores, os Ministérios Públicos Estadual e Municipal, bem como representantes do terceiro setor, docentes, estudantes e gestores públicos.

Um dos participantes centrais do seminário foi Sérgio Pinheiro, presidente da Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana) na época do lixão de Cidade Nova, que relatou alguns dos graves problemas ocasionados pelo antigo "Forno do Lixo". “Era um caos. Imagine 500 pessoas trabalhando na presença de crianças, urubus, cavalos e os mais diversos tipos de animais e de vetores. E incêndios constantes, que prejudicavam as populações, principalmente dos bairros Guarapes e Felipe Camarão”, relembrou.

A ideia do evento surgiu entre um diálogo ocorrido em 2023 entre Pinheiro e Ceres Dantas, professora do IFRN e coordenadora do Núcleo Núcleo de Extensão e Prática Profissional em Saneamento e Meio Ambiente (NEPPSA), do Campus Natal-Central. Durante as discussões, os presentes trouxeram múltiplas perspectivas sobre o passado, o presente e projeções para os próximos anos no que diz respeito ao espaço.

Além do envolvimento do IFRN e do NEPPSA, a atividade foi organizada pela Associação de Profissionais da Engenharia Ambiental do Rio Grande do Norte (APEA/RN), a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) e a
Urbio.


Palavras-chave:
Forno do Lixo
NEPPSA
Seminário

Notícias relacionadas