Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

ITMO CONQUISTA CERTIFICADO CERNE 2 DE GESTÃO DE INCUBADORAS.

A certificação corrobora as boas práticas de processos administrativos na gestão da incubadora.

Publicada em 27/01/2023 Atualizada há 1 ano

A Incubadora Tecnológica de Mossoró conquistou a certificação CERNE 2 (Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos). Este é um passo importante na história da ITMO, pois confirma que os processos administrativos adotados atualmente estão em consonância com as melhores práticas estabelecidas em nível nacional em aspectos referentes à gestão de incubadoras, como prevê a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).

Em 2019, a ITMO já havia conquistado o certificado nível CERNE 1, e desde então, vinha organizando-se para evolução de maturidade. No final de 2022, uma banca avaliadora foi formada com o intuito de debater alguns processos e práticas-chave realizados pela incubadora nos últimos meses, afim de verificar se as exigências para evolução de maturidade estabelecidas pela Anprotec foram atendidas. Para tanto, de forma remota, participaram deste momento Flaviano Gastão Júnior, representante da empresa F2 Consultoria e Gestão, Carlos Eduardo Bizzotto, representante da Anprotec, o Diretor-geral do IFRN, campus Mossoró, Hélio Pinheiro, e também membros da equipe de gestão da ITMO: Lycia Rabelo (Coordenadora ITMO), Paulo Fernandes (Técnico Administrativo ITMO), Diego Ângelo Gomes (Coordenador NIT/IFRN/MO). Além disso, representantes de empresários ligados ao processo de incubação de empresas também estiveram presentes. José Evandro, empresário da Eletro Service, empresa incubada ITMO desde abril deste ano, e Aryanne Brito, empresária à frente da Vegatec Tecnologia, empresa graduada da ITMO.

Ao final, verificou-se que a ITMO atendia a todos os requisitos estabelecidos para a certificação CERNE 2. A coordenadora da incubadora comemorou a conquista: “Este é um passo muito importante para nós que fazemos a ITMO, pois qualifica o trabalho realizado no dia a dia, além de dar maior força para o fomento do cenário de empreendedorismo e inovação na região oeste potiguar. Agradecemos a todos que direta ou indiretamente fizeram parte deste crescimento”. Já Paulo Fernandes lembra toda a trajetória percorrida até a certificação: “Este momento já estava previsto há muitos meses no planejamento estratégico da ITMO. Desde o início deste ano, estávamos voltados para a obtenção do CERNE 2. Nos últimos meses, tivemos que consolidar práticas e implantar diversas outras, além de revisão de manuais operacionais, recolhimento de evidências e confecções de relatórios técnicos. Um verdadeiro desafio, mas que foi recompensado ao final”

Em dezembro de 2022, durante o Congresso Nacional da Anprotec, que ocorreu em Salvador (BA), Diego Ângelo Gomes recebeu o certificado da ITMO que foi apresentado à direção do campus Mossoró na reunião do Conselho Administrativo ITMO no último dia 12. Agradecemos a todos do IFRN Mossoró e às instituições parceiras que possibilitam a operacionalização das ações da ITMO e contribuíram decisivamente para este passo importante da incubadora. Vocês são, também, responsáveis por esta conquista. #CrescemosJuntos

Link para acesso à reportagem de 2019: https://portal.ifrn.edu.br/campus/mossoro/noticias/itmo-recebe-certificado-cerne-de-boas-praticas-em-inovacao