Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

IFRN Campus Mossoró inaugura laboratório de pesquisa direcionado a pesquisas em engenharia de software e automação

O laboratório será inaugurado em 24 de maio de 2023, em uma sala disponibilizada pelo Campus Mossoró.

Publicada por Ellen Lima em 24/05/2023 Atualizada há 10 meses, 4 semanas

Informações - CAMPUS  (1)

O Campus Mossoró do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN/MO) implanta laboratório LaPEA, visando à participação no programa Residência em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e em projeto de pesquisa Indústria 4.0. A ideia central do laboratório é fazer com que os profissionais aprendam demandas e situações reais demandadas por empresas e instituições de ensino e pesquisa.

Para o Campus Mossoró, o laboratório vai ser importante, pois apresenta como foco a engenharia de software e de automação, incluindo, assim, os cursos técnicos oferecidos pela instituição.

A iniciativa do programa Residência em TIC partiu do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com o objetivo de produzir recursos humanos nas áreas de informação e comunicação. Já o projeto de Indústria 4.0 foi realizado mediante parceria com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC).

Esse laboratório de pesquisa será o primeiro do Campus e é vinculado ao Ministério de Ciências e Tecnologia. A partir dos recursos do projeto Residência em TIC, foi possível viabilizar a abertura do laboratório e a aquisição de equipamentos para os pesquisadores e alunos.

Rodrigo Tertulino, Coordenador do projeto Residência em TIC, relata que disponibiliza o laboratório para os alunos da instituição que tiverem interesse em conhecer ou participar do programa e ressalta que o foco é voltado a desenvolver pesquisas científicas. "O laboratório tem como objetivo a realização de pesquisas científicas, consequentemente produzindo conhecimento. ”

As áreas abrangidas pelo Residência em TIC são computação em nuvem, big data, manufatura avançada, robótica, automação em testes de software, inteligência artificial, tratamento de dados e segurança cibernética.

O projeto não é voltado apenas para o Campus Mossoró, mas para todos os polos do IFRN, incluindo, atualmente, estagiários de Parnamirim e São Gonçalo.

Já o projeto Indústria 4.0, coordenado pelo professor do curso de Informática do Campus Mossoró, Clayton Maciel, possui parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo e parte do objetivo de desenvolver uma plataforma web inteligente para a gestão semiautomatizada de interruptores e aparelhos de ar condicionado das salas acadêmicas nas instituições de ensino. O projeto recebeu recursos financeiros que possibilitaram a aquisição de duas impressoras 3D e um kit de sensoreamento remoto para auxiliar no desenvolvimento do trabalho.

Além disso, também conta a colaboração da empresa ACV Tecnologia, que busca soluções inovadoras, e parceria com a Escola Estadual Francisco Antônio Medeiros, localizada no município de Mossoró.

A equipe do projeto é composta por três estudantes do curso técnico de Informática, um estudante do curso técnico de Eletrotécnica e uma estudante do curso superior de licenciatura em Matemática.

Palavras-chave:
Laboratório
pesquisa

Notícias relacionadas