Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Ensino

Kaio Araújo, o "menino peixe" egresso do IFRN Macau, nada cada vez mais longe

Egresso da Licenciatura em Biologia aprovado para Mestrado na UFRN!

Publicada por Weynne Barbosa em 02/01/2024 Atualizada há 3 meses, 3 semanas

Com muita satisfação e alegria que a coordenação da licenciatura em biologia e todo o corpo docente do curso vem a público parabenizar mais um egresso do curso aprovado em seleção de mestrado. Kaio Araújo Miranda foi aprovado para cursar o Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Sistemática e Evolução da UFRN. Oriundo de comunidade pesqueira da região de Macau, Kaio irá desenvolver seu projeto dentro da área de concentração Taxonomia e Sistemática com foco nos grupos de peixes da região.
É importante ressaltar que programas de pós-graduação ligados à Sistemática e Evolução são extremamente escassos no Brasil, mesmo sendo um dos países com maior biodiversidade do mundo. O Programa de Pós-Graduação em Sistemática e Evolução da UFRN tem como objetivo suprir essa lacuna, formando recursos humanos aptos a enfrentar os desafios e demandas relacionados à Taxonomia e Biologia Evolutiva dos organismos presentes nos diversos ambientes da região Nordeste, como Caatinga, Mata Atlântica, ecossistemas marinhos e limnéticos, além de outros ecossistemas da região Neotropical.
Como destaque, vale mencionar que Kaio finalizou a Licenciatura em Biologia no campus Macau no segundo semestre de 2022, apresentando e defendendo seu Trabalho de Conclusão de Curso intitulado "Divulgação Científica de Ictiologia Para a População Macauense", sob a orientação do Professor Dr. Roberto Aurélio Almeida de Carvalho. Sua aprovação no Mestrado é um reflexo do seu empenho, talento e dedicação ao longo de sua graduação, bem como da formação de excelência recebida no IFRN - Campus Macau.
A aprovação de estudantes egressos do curso de Licenciatura em Biologia do IFRN - Campus Macau em programas de pós-graduação de nível mestrado reforça a importância dos diversos campi espalhados pelo interior do estado, que têm proporcionado oportunidades de educação de alta qualidade para milhares de estudantes que, anteriormente, não teriam acesso a esse nível de ensino em cidades distantes dos grandes centros urbanos.
Desejamos todo o sucesso a Kaio em sua jornada no mestrado!