Economia solidária

IFSol: em 2023, a Incubadora esteve presente em 40 municípios do Estado

Equipe possui um total de 34 servidores, 84 estudantes, e 26 empreendimentos acompanhados

Publicada por Max Praxedes em 10/01/2024 Atualizada há 3 meses, 4 semanas

A Incubadora Tecnológica para o Fortalecimento dos Empreendimentos Econômicos Solidários do IFRN (IFSol) é um organismo vinculado ao Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e desenvolve ações por meio de assessoramento e consultoria a grupos produtivos que trabalham ou desejam trabalhar de forma coletiva sob princípios e valores da economia solidária.

Com núcleos em diversas regiões, oferece assessoria e capacitação personalizada para determinados grupos, visando melhorar condições de vida e renda. Estimula a gestão democrática, autonomia e relações sustentáveis, combatendo vulnerabilidades sociais. Equipes de estudantes e professores conduzem o projeto, vivenciando experiências ao longo do percurso. A prática contribui para formação política nas escolhas relacionadas à produção, comercialização e relacionamento.

Em 2023 a IFSol esteve presente em diversas localidades do Rio Grande do Norte, totalizando 40 municípios alcançados pelos 13 núcleos ativos nos campi do IFRN. A equipe possui um total de 34 servidores, 84 estudantes, e 26 empreendimentos acompanhados. As áreas de atuação dos servidores são diversas, variando entre administração, turismo, design de moda, agroecologia, meio ambiente, alimentos e também nas disciplinas propedêuticas, tais como sociologia, geografia, história, pedagogia, artes, biologia, filosofia e ciências sociais.

Dia da Economia Solidária

Em 15 de dezembro de 2019, o Dia da Economia Solidária foi estabelecido pela Lei 13.928/19, a data possui o objetivo de fomentar as práticas econômicas que valorizam solidariedade, cooperação e sustentabilidade. Com o principal objetivo de estimular a criação de leis e políticas públicas dentro do âmbito da economia solidária nacional. A data visa conscientizar sobre as vantagens da economia solidária, promovendo práticas comerciais que fomentem a igualdade, justiça social e preservação ambiental. Anualmente, serve como lembrete para celebrar e apoiar iniciativas locais e globais que buscam um mundo mais justo por meio da economia solidária.

A economia solidária refere-se a um conjunto de práticas econômicas e sociais que buscam superar as desigualdades do sistema capitalista. Nesse modelo, os participantes colaboram de maneira autônoma, compartilhando responsabilidades e benefícios de forma mais igualitária. Algumas formas de economia solidária que podem ser citadas são: grupos de agricultura familiar, que realizam a produção de alimentos de forma sustentável, empresas cooperativas de crédito, onde os membros possuem o mesmo nível hierárquico, visando serviços financeiros acessíveis e também os grupos coletivos ecológicos, que possuem o objetivo de promover práticas sustentáveis, conscientização sobre o meio ambiente e a diminuição dos impactos gerados na natureza.

Dessa forma, os empreendimentos solidários buscam criar oportunidades de trabalho decente, combatendo a precarização, o desemprego e a exclusão social. Essas práticas visam fortalecer os empreendimentos solidários, proporcionando condições para que eles se desenvolvam de forma autônoma e sustentável. Também busca promover a capacitação dos trabalhadores envolvidos, por meio de cursos, formações e trocas de experiências, com o objetivo de melhorar suas habilidades e conhecimentos.

IFSol
Economia solidária