Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Educação Pública

Observatório da Educação Pública realiza I Colóquio para Dirigentes Municipais de Educação

Encontro com representantes de mais de 40 municípios foi sediado pelo Campus Natal-Central

Publicada em 21/03/2022 Atualizada há 1 ano

Registro do I Colóquio para Dirigentes Municipais de Educação

Na última segunda-feira (18), o Observatório da Educação Pública (GRUPOEP), grupo de pesquisa do Campus Ipanguaçu, realizou o I Colóquio para Dirigentes Municipais de Educação, reunindo dirigentes de mais de 40 municípios do Rio Grande do Norte e da Paraíba. O evento, sediado no miniauditório do Campus Natal-Central, teve como objetivo fortalecer as parcerias entre o Observatório, os municípios e demais colaboradores.

Os representantes presentes puderam assistir a palestra "Liderança que inspira e transforma vidas" da professora Edigleide Rabelo, parceira do Observatório desde eventos anteriores, além de se informar sobre oportunidades de formação ofertadas pelo IFRN e acompanhar as propostas do GRUPOEP para o ano de 2022, dentre elas o III Simpósio Online de Educação Popular e a elaboração do segundo volume do E-book "Retratos da Educação Pública".

Segundo a equipe, "o Grupo de Pesquisa Observatório da Educação Pública [...] surgiu com o objetivo de criar um espaço de discussão teórico-prática sobre políticas educacionais, formação docente e práticas educativas no âmbito da educação pública, de modo que os estudos desenvolvidos se constituam como um instrumento estratégico para subsidiar as redes de ensino no planejamento educacional e, sobretudo, na formulação de políticas públicas". As ações desenvolvidas pelo GRUPOEP, dentre elas o I Colóquio e a programação para 2022, seguem ao encontro desse objetivo.

III Simpósio Online de Educação

Durante o Colóquio, o Observatório apresentou o site do III Simpósio Online de Educação, lançado no sábado (19) seguinte ao encontro. O evento, que promete ser o último no formato remoto em virtude dos cuidados decorrentes da pandemia, será realizado nos dias 24 a 26 de maio de 2022, contando com uma equipe de palestrantes já confirmados, disponível no site.

Assim como na edição anterior, os interessados podem submeter trabalhos (artigo científico e/ou relato de experiência) para apresentação durante o simpósio, sendo aceitos envios até o dia 24 de abril, seguindo as Normas Gerais para Submissão.

Para mais informações sobre o simpósio, convidados, edições anteriores e publicações, acesse o site simposioeducacao.ifrn.edu.br .

E-book Retratos da Educação Pública: experiências e relatos de práticas bem sucedidas

Encerrando a programação do dia, foi oficialmente publicado o livro digital "Retratos da Educação Pública: experiências e relatos de práticas bem sucedidas", sendo uma coletânea de experiências de professores e gestores de diferentes municípios do RN e PB, parceiros do GRUPOEP, responsável pela organização do material. Entrará ainda em produção um segundo volume da série, onde os municípios parceiros poderão trazer novos relatos exitosos.

Acesse aqui o E-book.

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas