Laboratório Maker recebe alunas de Pau dos Ferros para formação

Bolsistas capacitaram equipe Chromestesia para trabalhar com arduíno em projeto

Publicada por Rafael Pinheiro em 10/11/2023 Atualizada há 5 meses, 3 semanas

Visita Maker/IP 13-09-23 - 1

No último dia 13 de setembro o Laboratório Maker do Campus Ipanguaçu recebeu a visita da equipe Chromestesia, composta por quatro estudantes do Campus Pau dos Ferros do IFRN, acompanhadas pela professora Rafaela Medeiros, todas integrantes do programa "Power4Girls Empower to Lead!".

Nessa, que foi a segunda visita do grupo ao laboratório, foram impressas imagens de ondas sonoras nas impressoras 3D. O auxílio no desenvolvimento do projeto foi acompanhando pelo bolsista Carlos Eduardo, aluno do 4º ano de informática.

Durante a visita, as estudantes participaram de uma oficina conduzida pelo bolsista Mário Luiz, aluno do 4º ano de informática, tendo seu primeiro contato com programação utilizando arduíno, viabilizando o desenvolvimento da proposta.

"Nosso projeto pretende desenvolver uma maquete multissensorial para ensinar a física das cores para estudantes com deficiência visual", esclareceu a professora Rafaela Medeiros, orientadora da equipe e professora de física no Campus Pau dos Ferros.

Ondas coloridas impressas em 3D

Parceria continuada

O Laboratório Maker/IP já havia recebido visita de três integrantes da equipe Chromestesia no dia 24 de julho, quando estudantes e professora puderam conhecer o espaço de inovação tecnológica e participar de outra oficina organizada pela coordenação do laboratório.

Power4Girls Empower to Lead!

O programa faz parte de uma iniciativa da Embaixada e Consulado dos Estados Unidos em colaboração com o Instituto Gloria e apoio da rede CONIF. As alunas estão desenvolvendo um projeto inclusivo de ensino de física envolvendo a tecnologia arduíno.

Pau dos Ferros
Chromestesia