Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Campus

Currais Novos

O Campus

Publicada em 15 de Maio de 2023 às 15:54 Atualizada em 15 de Maio de 2023 às 15:51

Apresentação

Situado na região do Seridó potiguar, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) Campus Currais Novos atende a uma área de abrangência que compreende 13 municípios, englobando uma população de cerca de 160 mil habitantes. 

Integrante da primeira fase do Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, implementado pelo Governo Federal no período de 2003 a 2006, a então Unidade de Ensino Descentralizado (UNED) de Currais Novos veio atender a um sonho da população local, idealizado desde a década de 80, quando a administração municipal da época cedeu o terreno para sua construção. 

A UNED teve seu funcionamento autorizado no dia 29 de junho de 2006, num evento que contou com a presença do Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Eliezer Pacheco, autoridades estaduais e municipais. 

Aos 29 de dezembro de 2008, o Centro Federal de Educação Tecnológica do RN (CEFET-RN), através da Lei nº 11.892/2008, passou a ser Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN (IFRN), sendo suas UNEDs transformadas em campi.

A atuação do Campus Currais Novos está voltada para a capacitação profissional principalmente nas áreas de Alimentos, Informática, Química e Meio Ambiente, possuindo, atualmente, os cursos técnicos integrados em Informática, Manutenção e Suporte e Alimentos, além de cursos superiores em Tecnologia de Alimentos, Tecnologia em Sistemas para Internet e Licenciatura em Química, com possibilidades de expansão. 

Compõe, ainda, sua infraestrutura de apoio laboratorial o Centro de Tecnologia do Queijo (CTQueijo), que visa promover o ensino, a pesquisa, a difusão, a capacitação tecnológica e dar apoio ao desenvolvimento da cadeia leiteira, voltadas para o pequeno produtor da região do Seridó. Construído pelo governo do Estado por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico(SEDEC), o CT-Queijo passou a ser gerenciado pelo então CEFET-RN a partir de 2006.