Sisu 2022

Conheça a Tecnologia em Alimentos

Tecnólogo em Alimentos atua em diversos ramos, como em indústrias, empresas de armazenamento e distribuição de alimentos ou fiscalização sanitária

Publicada em 15/02/2022 Atualizada há 1 ano

Inscrições via SiSU vão até o dia 18 de fevereiro.

Por Amanda Macêdo

O Tecnólogo em Alimentos é o profissional apto para a elaboração de projetos industriais. Sempre priorizando o controle de qualidade, sua principal função se dá pelo acompanhamento de produção de alimentos, selecionando matérias-primas, processos tecnológicos adequados, tipo de transporte e comercialização dos produtos. Se você possui senso crítico e visão ampla para impulsionar o desenvolvimento econômico da região, esse curso pode entrar na sua lista de opções para o uso da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021.

No Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), o Curso Superior de Tecnologia em Alimentos é ofertado pelo Campus Currais Novos, na modalidade presencial. Sua estrutura curricular está organizada por disciplinas em regime de crédito que dividem-se entre o Núcleo Fundamental, direcionando ingressantes a compreender conhecimentos científicos imprescindíveis, e o Núcleo Científico e Tecnológico, que traz disciplinas destinadas à identidade do profissional tecnólogo.

A maior parte do curso superior é destinada a disciplinas que compõem os núcleos politécnicos, enquanto a outra parte da carga horária é composta pelas atividades complementares e a prática profissional, totalizando seis semestres. A prática profissional instiga os estudantes à compreensão e à realização de projetos e atividades de Extensão ou Pesquisa. Além disso, cada estudante participa de estágio curricular supervisionado a partir da metade do curso.

Demanda por profissionais

Empresas de armazenamento e de distribuição de alimentos, indústrias de aproveitamento de resíduos e comércio de alimentos demandam de cargos no setor para a análise e consultoria de elaboração de projetos através do engenheiro de Alimentos. Sendo assim, “a implantação do curso superior de Tecnologia em Alimentos atende, no âmbito do estado do Rio Grande do Norte, às demandas geradas por esse contexto social e político”, conforme o projeto pedagógico da graduação. No Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2022, o Curso Superior de Tecnologia em Alimentos oferece 40 vagas, com aulas no turno vespertino.