Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Evento

Campus Currais Novos sedia evento nacional sobre Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral

Evento foi realizado de 28 a 1º de dezembro

Publicada por Giovanna Alves em 01/12/2023 Atualizada há 4 meses, 3 semanas

O Campus Currais Novos do IFRN e o Centro de Referência em Tecnologia Mineral (CT Mineral) sediaram, de 28 de novembro a 1º de dezembro, o XIX Seminário Nacional de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral e o XVI Encontro do Comitê Temático Rede Brasileira de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral.

DSC01550 (2)

O evento reuniu pesquisadores, empresários e formuladores de políticas de todo o país para discutir o desenvolvimento de arranjos produtivos locais (APLs) no setor mineral. O tema central foi "Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral: Inovação, Sustentabilidade e Desenvolvimento Regional".

Abertura

Na cerimônia de abertura, foi destaque a importância do setor mineral para o desenvolvimento econômico do estado. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado, ressaltou a importância do evento. “A realização desse seminário nacional traz uma série de benefícios para o Rio Grande do Norte”, disse. “Além de promover o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre especialistas e profissionais da área, esse evento coloca o nosso estado em destaque no cenário nacional, fortalecendo nossa posição como referência no setor mineral.”

Programação

Durante os três dias do evento, foram realizados debates sobre temas como governança de APLs, inovação, sustentabilidade e mercado de trabalho. Também foram apresentados casos de sucesso de APLs de base mineral de todo o país.

Encerramento

O encerramento do evento foi marcado pela entrega do Prêmio Melhores Práticas em APL de Base Mineral 2023. O prêmio é concedido a APLs que se destacam em aspectos como inovação, sustentabilidade e desenvolvimento econômico.

O XIX Seminário Nacional de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral e o XVI Encontro CT Rede APL Mineral, foram eventos que contribuíram para o desenvolvimento do setor mineral no Brasil. O evento proporcionou aos participantes uma oportunidade de aprender sobre as últimas tendências do setor, trocar experiências e estabelecer networking com outros profissionais.

Palavras-chave:
CT Mineral

Notícias relacionadas