Campus Currais Novos realiza I Encontro de Química Ambiental e Sociedade

O evento é aberto, gratuito, fornece certificado e acontece no dia 11 de julho. As inscrições são feitas pela internet

Publicada por Luciano Oseas em 09/07/2023 Atualizada há 10 meses, 1 semana

I EQAS

O IFRN Campus Currais Novos realiza o I Encontro de Química Ambiental e Sociedade (EQAS) que tratará de eixos temáticos voltados para os cuidados com os resíduos químicos que afetam o ambiente o qual estão inseridos.

O evento é gratuito e acontece no dia 11 de julho, nos turnos vespertino e noturno, tem certificado de participação e é aberto para todos aqueles que têm curiosidade pelo tema e vontade de participar.

As inscrições acontecem por meio do preenchimento do formulário disponível aqui: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfdJhDk9_KyMUAccig4SI2Fd55H2zAvArGbNJ2IvReJUJlD7Q/viewform

O que é o I Encontro de Química Ambiental e Sociedade?

Uma ação de extensão desenvolvida a partir da disciplina de Metodologia do ensino de química que desde o início acompanha essa temática voltada para os cuidados com o ambiente o qual estamos inseridos, como por exemplo o descarte correto de fármacos, pois são resíduos químicos que afetam todo o ciclo ambiental.

A proposta é relacionar a produção de lixo doméstico ou da escola aos problemas causados pelo consumo excessivo e construir propostas para o consumo consciente considerando a ampliação de hábitos de redução, reuso, reciclagem, descarte de materiais consumidos em casa, na escola e/ou no entorno.

Foi observado durante as aulas que essa temática promove reflexões sobre as ações humanas que embora necessário à manutenção da vida e das atividades diárias nos diferentes ambientes, quando associado ao desperdício, resulta na escassez o que reflete negativamente na economia das famílias e é de extrema importância a ser tratado em escolas para construirmos uma sociedade mais sustentável e menos agressiva ao meio ambiente.

O evento também contará com a participação especial da Recicla Currais Novos, Farmacêuticos, e Professores da instituição, em sua primeira edição.

Confira a programação do I EQAS:

13 – Credenciamento e abertura do I EQAS

14h – Problemática do lixo e gerenciamento de resíduos