Passaporte IFRN

Alunos do IFRN Campus Currais Novos participam de intercâmbio internacional

Os discentes estão em Bogotá, na Colômbia, participando do Progrma de Mobilidade Internacional

Publicada por Luciano Oseas em 06/06/2023 Atualizada há 11 meses, 1 semana

Foto publicada no perfil IFRN no Instagram

Os alunos Daniel Vitor e Flávia Lissandra estão em Bogotá, na Colômbia, participando do Passaporte IFRN, programa de mobilidade internacional de discentes coordenado pela Assessoria de Relações Internacionais – ASERI viabilizado pelos Editais 06 e 07/2022-PROEN/IFRN.

Esses editais buscam ampliar a participação do Instituto Federal do Rio Grande do Norte – IFRN no contexto internacional por meio do estímulo à mobilidade internacional acadêmica discente que está prevista no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

O aluno Daniel Vitor cursa o 7º período do Curso Superior de Licenciatura em Química, no Campus Currais Novos, e foi contemplado pelo edital 06/2022-PROEN/IFRN para cursar um semestre inteiro na Universidade Pedagógica Nacional – UPN da Colômbio.

Aluna Mobilidade Internacional Avião

Além do conhecimento acadêmico, a imersão em outra língua, a exploração de novos lugares, com ênfase na natureza, Vitor destaca a importância da troca cultural entre os membros da mobilidade internacional, “em meio aos compartilhamentos de realidades, multiculturas e nacionalidades da UPN, criamos laços de amizades com outros membros da bolsa de mobilidade internacional vindos de outros países”.

Para a aluna do Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Alimento do Campus Currais Novos, Flávia Lissandra, essa vivência está sendo uma experiência única. Lissandra é participante do projeto de extensão "Intercâmbio Virtual: conectando culturas” do Campus Currais Novos, coordenado pela professora Janaína Oliveira, e foi contemplada pelo Edital 07/2022-PROEN/IFRN e vai ficar na Colômbia no período de 5 a 16 de junho.

“Desde a nossa chegada ao país estamos praticando o idioma, o que me dá mais confiança na comunicação. É muito mais fácil aprender na prática quando se está em contato direto com a cultura. Fomos agraciados com uma recepção calorosa e profissionais dispostos a nos fazer sentir em casa, está sendo uma experiência única e inesquecível!”, afirmou a discente.

A importância da internacionalização do IFRN

Para a professora Janaína Oliveira, a internacionalização do IFRN é de extrema importância, pois proporciona aos alunos a oportunidade de vivenciar uma educação globalizada, ampliando seus horizontes e fortalecendo suas habilidades interculturais. Além disso, contribui para a melhoria da qualidade do ensino e da pesquisa, promovendo parcerias com instituições renomadas e estimulando a inovação. A internacionalização também fortalece a reputação e visibilidade do IFRN, colocando-o em destaque tanto nacional quanto internacionalmente.

Foto

Sobre a experiência cultural destacada pelos alunos com ênfase na imersão em outra língua, a professora Janaína nos explica a importância da aprendizagem de outra língua. “As línguas estrangeiras são consideradas uma ferramenta importante para a formação cidadã, porque colocam os alunos em contato com outras maneiras de pensar e de se comportar frente a diferentes aspectos culturais. Quando entramos em contato com outras culturas, nos é exigido um certo nível de confronto com nossa própria cultura. Descobrimos novas maneiras de pensar, de agir e de viver. Isso ajuda na criatividade, impulsiona o desenvolvimento cognitivo e a empatia. E, paradoxalmente, diante do contraponto com o que vem do outro, findamos por aprender mais sobre nós mesmos. Saímos maiores do que entramos, mais ricos intelectualmente, mais flexíveis, mais tolerantes”, explicou a docente.

A presença dos Assessores de Relações Internacionais nos diversos campi é fundamental para capilarizar as ações da internacionalização. Em consequência temos a democratização do acesso às oportunidades pelos alunos, independentemente do campus em que se encontram. Outros alunos que desejem participar desse tipo de ação devem sempre acompanhar as notícias relacionadas à internacionalização no portal do IFRN ou procurar o assessor de relações internacionais do Campus.

ASERI
Passaporte IFRN