Encontro Pedagógico 2024.2
Superintendência da ABIN visita o Campus Ceará-Mirim para participar do Encontro Pedagógico 2024.2
Publicada por Bruno Arcanjo em 07/11/2024 ― Atualizada há 1 mês
No início deste semestre letivo o Campus Ceará-Mirim do IFRN realizou nos dias 07 e 08 de outubro o Encontro pedagógico 2024.2, momento para planejar as ações que serão desenvolvidas no decorrer dos dias letivos, mas não apenas isso, esse momento serve para que conhecimentos do fazer institucional sejam compartilhados e novas diretrizes sejam assimiladas.
No último dia do encontro, o Campus recebeu uma visita mais que especial de Oficiais de Inteligência da Superintendência da Agência Brasileira de Inteligência, a ABIN, que realizaram uma palestra com o tema: “Extremismo violento ideologicamente motivado – abordagem da inteligência de estado”, destacando como ações violentas tem impactado as instituições de ensino do Brasil e outros países.
Na ocasião, os Oficiais iniciaram sua fala apontando a importância da aproximação da Agência com a população, apresentaram dados pertinentes ao tema e medidas para prevenção de atos violentos em escolas, enfatizando o papel da ABIN no processo de assessoramento à órgãos públicos do poder executivo quanto às questões de inteligência e segurança externa e interna. Em seguida conduziram uma capacitação/diálogo com os servidores docentes e técnicos-administrativos presentes, compartilhando informações e experiências.
Grupos extremistas tem se aproveitado das facilidades da internet e de redes sociais, desvirtuando o objetivo dessas ferramentas para se organizar, incentivando atos violentos em diversos países, e em 2023 as escolas do Brasil entraram em estado de alerta com ataques e ameaças. Desde então, o IFRN tem buscado parcerias com instituições de inteligência e segurança para a realização de ações de prevenção à violência, e a ABIN tem sido fundamental nesse processo.
Neste contexto, o IFRN campus Ceará-Mirim, representado pelo Serviço de Saúde, Serviço de Psicologia e Equipe Técnico-pedagógica, considerando os documentos normativos “Política de Saúde Estudantil do IFRN” e “Política Nacional de Atenção Psicossocial nas Comunidades Escolares” propôs para a sua comunidade acadêmica, a partir deste semestre letivo (2024.2), a construção coletiva de um Projeto de Cultura de Paz para a escola.
O objetivo do Projeto de Cultura de Paz na Escola é promover um ambiente escolar inclusivo, respeitoso e pacífico, considerando os altos índices de violência na nossa sociedade. A intenção é que o projeto possa impactar positivamente na vida de estudantes, servidores e familiares.
O projeto conversa diretamente com a Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas), mais especificamente com o Objetivo de Desenvolvimento sustentável 16, que tem como meta reduzir significativamente todas as formas de violência e promover uma cultura de paz dentro e fora das escolas.