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Docente tem projeto aprovado na Chamada Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação no CNPq
Projeto visa a capacitação de, aproximadamente, 500 alunas por ano de projeto
Publicada por Sara Gomes em 26/11/2024 ― Atualizada há 5 dias, 8 horas
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - MCTI e o Ministério das Mulheres - MMulheres tornam pública a chamada n° 31/2023, para projetos que visam contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do País, por meio do estímulo ao ingresso, à formação, à permanência e à ascensão de meninas e mulheres nas carreiras de Ciências Exatas, Engenharias e Computação.
Uma pesquisadora do Campus Canguaretama obteve aprovação na chamada. A comtemplada foi a professora Tatiana Amaral Sorrentino, com o projeto "Ampliando Horizontes Digitais: Mentoria de Meninas no Litoral Sul Potiguar", projeto criado com a colaboração dos professores Helber Wagner da Silva, Eberton da Silva Marinho e Creusa Ribeiro da Silva Lelis. Todos professores do Campus Canguaretama.
Sobre o projeto
O projeto Ampliando Horizontes Digitais: Mentoria de Meninas no Litoral Sul Potiguar será executado em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Instituto Metrópole Digital (IMD) e o Instituto Ítalo Ferreira (IFF), e aborda a realização de mentoria para as alunas no processo de transição do Ensino Fundamental II para o Ensino Médio, de escolas públicas, da microrregião do Litoral Sul do Rio Grande do Norte, especificamente da região imediata do município de Canguaretama.
Nesse contexto, esta mentoria tem como objetivo geral apoiar as alunas na conclusão do Ensino Fundamental II e no início do Ensino Médio, bem como inserir essas alunas na área de tecnologia, capacitando-as nas áreas de letramento digital e de robótica, além de estimular o interesse para o ingresso nas áreas de tecnologia.
Eixos temáticos
O projeto consiste em 3 eixos temáticos:
Letramento Digital
Neste eixo, o objetivo é promover o letramento digital para as aulas do oitavo ano do Ensino Fundamental II das escolas públicas municipais situadas na microrregião do Litoral Sul do Rio Grande do Norte, especificamente da região imediata de Canguaretama.
Robótica Educacional
Neste aspecto, o público-alvo são as alunas do nono ano do Ensino Fundamental II, das mesmas escolas públicas municipais do eixo 01.
Introdução ao Desenvolvimento de Sistemas
Neste último eixo, o público-alvo são as alunas da 1ª série do Ensino Médio, estudantes do Campus Canguaretama do IFRN.
Resultados esperados
O projeto terá duração de 3 (três anos) e, neste período, espera-se uma capacitação de, aproximadamente, 500 alunas por ano de projeto, considerando as atividades de formação em informatização social, robótica educacional e desenvolvimento de projetos. Podendo chegar até a 1.500 alunas em vulnerabilidade social beneficiadas por este projeto. Serão beneficiadas alunas de 8 escolas públicas parceiras.
Além disso, o projeto contará com a atuação de, aproximadamente, 39 alunas em processo de formação na área de tecnologia, na realização da prática profissional, como tutoras na realização deste projeto. Estas alunas serão selecionadas, do Ensino Médio Integrado (35 estudantes) e do Curso Superior de Tecnologia em Desenvolvimento de Sistemas para Internet (4 estudantes) para a realização deste projeto, já atuando na prática profissional a partir dessas atividades. Todas alunas do Campus Canguaretama.
Perfil da bolsista
Tatiana Amaral Sorrentino é Doutora em Informática pela Universidade do Minho em Portugal (2019). É Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte em associação com Universidade Federal do Semi-Árido em Mossoró (2013). Realizou a Especialização em Redes de Computadores pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001). É Tecnóloga em Processamento de Dados pela Faculdade Paraibana de Processamento de Dados (2000). Desde 2009, é professora efetiva de Sistemas de Informações no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), onde já atuou nas atividades de gestão do Campus e coordenação de cursos.
Ficamos bastante felizes com este resultado tão positivo, que foi a aprovação do projeto no CNPq. Acredito que este projeto tem um potencial muito grande para contribuir com a região do Campus Canguaretama, no acompanhamento e na formação de alunas, durante o período de transição do Ensino Fundamental II para o Ensino Médio. É um projeto que promove a transformação da comunidade, na perspectiva de que muitas meninas serão beneficiadas durante os 3 anos de atividades. O projeto também abrirá oportunidades para as alunas do campus que serão tutoras bolsistas e trabalharão no projeto.