Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Conheça o Curso de Design de Moda

Estudantes podem participar de concursos, pesquisas e projetos de Extensão com incentivo e apoio do curso.

Publicada em 16/02/2022 Atualizada há 1 ano

 

Por Amanda Macêdo

A primeira classe de estudantes do Curso Superior Tecnológico em Design de Moda do Instituto Federal do Rio Grande do Norte ingressou na sala de aula em setembro de 2016. Desde então, a modalidade de graduação ofertada no Campus Caicó do IFRN tem construído histórias e impactado caminhos de centenas de pessoas através da moda.

Destinado a estudantes que concluíram o ensino médio e visam uma formação tecnológica de graduação criativa e instigadora, a principal missão do curso é promover o desenvolvimento em projetos que resultam na descoberta de novos talentos, assim como a fomentação de pesquisas e a inauguração de novas marcas na região e além.

Mesmo sendo relativamente novo na unidade, o Curso em Design de Moda, com duração de três anos letivos, conquistou um grande destaque por apresentar conceito 5 (nota máxima) na avaliação do Ministério da Educação (MEC). De acordo com o Projeto Pedagógico do Curso, “No âmbito do estado do Rio Grande do Norte, a oferta do curso na modalidade presencial visa suprir a demanda de profissionais qualificados e especializados na área da moda, contribuindo assim, na qualidade e produtividade do trabalho relativo aos polos industriais têxteis da região do nordeste brasileiro”.

Ao ingressar, cada estudante será direcionado a uma formação profissional habilitada às competências técnicas, críticas, éticas e criativas para a realização na produção da moda. Para isso, o curso conta com uma estrutura curricular separada entre aulas teóricas e práticas, incluindo disciplinas como Desenho de Moda, Empreendedorismo, Modelagem, Marketing, Customização, entre outras. 

Oportunidades de desenvolvimento

Em 2019, Esron Candeia, à época com 21 anos, venceu os concursos Ceará Moda Contemporânea e o Prêmio Future Design; graduado pelo IFRN, o estudante ganhou um curso de orientação profissional em Milão, na Itália. Em entrevista para a televisão, Candeia conta que soube do concurso através da sua professora e coordenadora do curso, Lívia Solino. “O IFRN é uma oportunidade, o curso tem conceito 5 no MEC e não são todas as faculdades públicas ou particulares que conseguem”, refletiu o fashion designer.

Para os próximos anos, a equipe do curso faz um convite à comunidade com uma mensagem publicada em seu site oficial. “Que venham mais alunos, mais projetos e mais vidas afetadas por este curso que só tende a crescer. Tornar a moda conhecida para além de sua beleza, e sim como catalisador de impacto positivo na vida dos designers, modelistas, costureiros e empresários faz parte da nossa missão, assim como desenvolver no Seridó um grande centro de confecção de  moda”.

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa

Notícias relacionadas