Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Campus Caicó abre seleção para projetos de incubação tecnológica

Insrições podem ser feitas até 12 de agosto

Publicada por Matheus Medeiros em 11/07/2025 Atualizada em 11 de Julho de 2025 às 10:37

O campus Caicó do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) publicou na última sexta-feira, 10/07, o Edital n° 51/2025, que trata da seleção de ideias empreendedoras para Pré-incubação em Hotel de Projetos da IT Seridó. Os projetos podem ser inscritos até o dia 12 de agosto, via formulário.

Em Caicó, o Hotel de Projetos 2025 contemplará 5 projetos. Dentre as vagas ofertadas, quatro (04) serão destinadas à ampla concorrência e uma (01) será reservada à equipe vencedora da 1° Edição do Startup Weekend - Edição Caicó. Poderão participar alunos regulares do IFRN Campus Caicó, alunos egressos do IFRN e/ou comunidade externa. Cada projeto deve ser composto por, no máximo, 06 (seis) pessoas.

Inscrições

O Hotel de Projetos tem como objetivos o estímulo à cultura do empreendedorismo inovador e o acesso a consultorias e capacitações por meio de oficinas na área do empreendedorismo, aprimorando as ideias, protótipos ou modelos de negócios. Desse modo, a intenção é transformar essas práticas empreendedoras, com soluções técnicas e tecnológicas, em “negócios” executáveis pelos empreendedores, e que contribuam com o processo de desenvolvimento socioeconômico da região de abrangência do projeto.

A IT SERIDÓ apoiará, preferencialmente, projetos alinhados ao eixo tecnológico do Campus Caicó: Eletrotécnica, Informática, Têxtil, Vestuário, Moda e Física. No entanto, por meio de cooperação com outras instituições, será possível desenvolver ações em áreas distintas.

Resultados

O resultado deve ser publicado no dia 22/08 e a hospedagem dos projetos deve acontecer de 1 de setembro e 1 de março.

  • Podem participar?
    Alunos regularmente matriculados no IFRN Campus Caicó;
    Egressos do IFRN;
    Membros da comunidade externa.
    Cada projeto pode ser composto por até 06 (seis) integrantes.
  • Quantas vagas são oferecidas?
    São oferecidas 05 (cinco) vagas no total:
    04 vagas por ampla concorrência, a partir da seleção por critérios técnicos;
    01 vaga reservada à equipe vencedora do Startup Weekend – Edição Caicó.
  • Qual o custo para participar?
    A participação no processo seletivo e nas atividades do Hotel de Projetos é totalmente gratuita.

CONHEÇA MAIS

Incubadoras tecnológicas

O Programa de Multi-incubação Tecnológica (MIT) de empreendimentos do IFRN visa o fortalecimento da cultura do empreendedorismo inovador, vinculando-se às atividades de educação, pesquisa e extensão, em articulação com o ensino técnico profissionalizante, de graduação tecnológica e de pós-graduação, e objetiva disciplinar a implantação, a gestão e a avaliação de incubadoras de empresas que vierem a ser propostas ou que estejam em operação nos campi da instituição. O Programa é regulamentado pela Resolução 25/2022, do Conselho Superior (Consup) do Instituto, e está sob a gestão da Diretoria de Inovação Tecnológica (Ditec) da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propi), em articulação com os gestores das Incubadoras nos campi do IFRN.

Incubadoras no IFRN

O ecossistema de inovação do IFRN teve início em 1998 com a inauguração de sua primeira incubadora tecnológica no Campus Natal-Central, a ITNC. Atualmente, a rede conta com nove incubadoras de empresas que dão suporte a empreendimentos nas áreas de atuação de seus respectivos campi. Além de prover infraestrutura essencial para as empresas incubadas, as incubadoras também realizam eventos e oficinas que promovem a educação empreendedora bem como a construção de redes de contatos.

Hotel de Projetos

Desde 2016, o Hotel de Projetos tem sido o ponto de partida para empreendedores em ascensão no IFRN. Nele, os participantes trabalham suas competências empreendedoras e ferramentas de validação, com o objetivo de que suas ideias sejam formatadas para solucionar problemas sociais, resultando em modelos de negócios economicamente viáveis, ambientalmente corretos e socialmente responsáveis.