EGRESSOS

Ex-aluno do Campus Apodi recebe Menção Honrosa em evento de computação

Franklin Matheus é egresso do Curso Técnico Integrado em Informática

Publicada por Annapaullinna Lima em 26/11/2023 Atualizada há 5 meses, 2 semanas

O aluno Franklin Matheus da Costa Lima, egresso do Curso Técnico Integrado em Informática do IFRN Campus Apodi (2015) e também do Bacharelado em Engenharia de Software (BES) da UFRN, teve o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) agraciado com Menção Honrosa durante o 22º Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais. O BES é um dos cursos de graduação do Departamento de Informática e Matemática Aplicada (DIMAp), vinculado ao Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET) da UFRN. O TCC foi orientado pelo professor Leonardo Cunha de Miranda, do DIMAp. Leonardo também é líder do Grupo de Pesquisa em Artefatos Físicos de Interação (PAIRG) da Universidade.

A menção honrosa foi concedida no âmbito do Concurso de Teses, Dissertações e Trabalhos de Graduação em Interação Humano-Computador (IHC)/Prêmio Junia Coutinho Anacleto do referido Simpósio, que é uma conferência promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). O concurso acadêmico selecionou a Melhor Tese de Doutorado, a Melhor Dissertação de Mestrado e o Melhor Trabalho de Graduação em IHC, defendidos na esfera nacional nos dois últimos anos, ou seja, de 1º de janeiro de 2021 a 31 de dezembro de 2022.

Leonardo Cunha comenta que o TCC apresenta uma análise de duas conferências importantes da área de Computação, ou seja, o Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais e o Workshop em Engenharia de Requisitos. “Essas são as principais conferências científicas brasileiras das subáreas da Computação de, respectivamente, Interação Humano-Computador e Engenharia de Requisitos”, explica.

Ele destaca, ainda, que a análise versou sobre os assuntos tratados nas publicações desses eventos ao longo dos anos e, também, sobre a autoria e as redes de coautoria dos artigos publicados nas edições anteriores das duas conferências. “O volume de informação analisado foi considerável, pois foram processados quase 25 anos de dados de ambas as conferências. A menção honrosa conferida ao Trabalho de Graduação foi em reconhecimento aos resultados dos estudos relatados no TCC e, também,  pela qualidade da apresentação dos dados”, ressalta.