ALUNOS

Curso desenvolvido por professores da física abre as portas para o ensino Astronomia e astronáutica no Campus Apodi

A programação teve, dentre as atividades, oficinas de foguetes e observação de telescópio

Publicada por Annapaullinna Lima em 19/05/2023 Atualizada há 11 meses

Por fazer parte da nossa história e pelo seu modo de observar o universo, o ensino de Astronomia faz-se indispensável nas instituições de ensino tendo de estar presente em todo processo de formação do indivíduo. Partindo desse pressuposto o grupo de professores da disciplina de física no Campus Apodi lançou o Curso de Introdução à astronomia e astronáutica.

O curso foi direcionado para alunos dos cursos técnicos integrados e tinha o objetivo de promover o conhecimento de assuntos de Astronomia e Astronáutica não contemplados nas ementas das disciplinas de Física.

Durante 40 dias os professores desenvolveram atividades teóricas e práticas que inseriam os participantes nos estudos da astronomia através da compreensão das estações do ano, as fases da Lua, os movimentos da Terra, o Sistema Solar, a formação das estrelas, a Via Láctea e ter um melhor entendimento do Universo. Nas aulas os participantes puderam fazer a observação da lua com telescópio.

Snapinsta.app_345258823_1606240606519572_1118011843513956153_n_1024

Competição de Foguetes

No curso foi ofertada uma oficina para construção de foguetes de garrafa PETs e bases de lançamentos, feitos com materiais de baixo custo. Na manhã do dia 17, a oficina foi finalizada com uma competição de lançamento de foguetes, visando obter o maior alcance.

Participaram também desta oficina, alunos da Escola Estadual Professora Alvani de Freitas Dias (CAIC) de Apodi-RN, acompanhados da Professora Adrielly Ketcia. Estes alunos também participaram da competição realizada na última quarta-feira. Para a professora de ciências Adrielly, a participação dos seus alunos nesta oficina despertou o interesse pela astronomia.

“Agradeço ao convite feito pelos professores do Campus Apodi, por poder proporcionar um momento tão singular na vida dos nossos alunos, que puderam mergulhar nesse mundo da astronomia e astronáutica” Comentou Adrielly.

Participação no OBA

Um dos objetivos desse projeto foi capacitar os alunos do Campus e incentivar a sua participação na prova da OBA. No últimos anos houve um aumento significativo no número de participantes e medalhistas da OBA e MOBFOG. Na última edição o Campus Apodi teve recorde com mais de 100 alunos participantes alavancando os resultados.

Ao todo, foram conquistadas 7 medalhas de na OBA (3 ouros, 1 prata e 3 bronzes) e 9 na MOBFOG (6 pratas e 3 bronzes).