OBA e MOBFOG

Campus Apodi é destaque em Olimpíadas nacionais e internacionais de Astronomia

Ao todo 83 medalhas foram conquistadas em três competições.

Publicada por Annapaullinna Lima em 11/07/2023 Atualizada há 10 meses, 1 semana

O Campus Apodi do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), foi destaque em três competições de conhecimento, de âmbito nacional e internacional, na área da astronomia. Ao todo nossos estudantes conquistaram 83 medalhas distribuídas em: Olimpíada Brasileira de Astronomia (17), Mostra Brasileira de Foguetes (63) e International Astronomy and Astrophysics Competition (3).

OBA

O Campus Apodi bateu recorde em participação na 26° Olimpíada Brasileira de Astronomia. Dos 134 estudantes que realizaram a prova, dezessete receberam premiações durante a competição estudantil.

Ao todo foram 4 medalhas de ouro, três de prata e dez de bronze, para alcançar essa conquista foi realizado um curso extracurricular de astronomia promovido pelo grupo de professores da física, que propiciou o interesse para participação da competição.

Durante 40 dias os professores desenvolveram atividades teóricas e práticas que inseriam os participantes nos estudos da astronomia através da compreensão das estações do ano, as fases da Lua, os movimentos da Terra, o Sistema Solar, a formação das estrelas, a Via Láctea e ter um melhor entendimento do Universo. Nas aulas os participantes puderam fazer a observação da lua com telescópio.

A OBA tem por finalidade despertar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, contribuindo para a formação científica, e consequentemente, ajudando na escolha de sua carreira profissional. Espera-se que esse excelente resultado acabe incentivando ainda mais a participação dos nossos estudantes em olimpíadas de conhecimento.

MOBFOG

Em mais um recorde de participação, Cerca de 72 estudantes (24 equipes) participaram da Mostra Brasileira de Foguetes e conquistaram 54 medalhas de ouro, 6 de prata e 3 de bronze. Os foguetes foram desenvolvidos pelos próprios alunos com a supervisão do professor de física Vladson.

International Astronomy and Astrophysics Competition

Nossos 3 participantes (Raimundo Neto, Manoel Eriberto e Ana Caroline) da International Astronomy and Astrophysics Competition , juntamente com o Prof. Diassis Sousa, conquistaram duas Silver Honour e uma Bronze Honour.

campus apodi
mobfog