Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Projeto de Pesquisa

ANÁLISE DA DURABILIDADE DE ARGAMASSAS PRODUZIDAS COM RESÍDUO PROVENIENTE DO BENEFICIAMENTO DE CAULIM EM SUBSTITUIÇÃO PARCIAL AO AGREGADO NATURAL

Concluido

O setor da construção civil é um dos ramos da indústria que mais gera resíduos. Em contrapartida, também é o que mais reutiliza esses resíduos na composição de novos produtos. Argamassas e concretos são os mais indicados para a inserção desses resíduos como matéria prima, desde que tenham estudos comprovados da sua eficiência e desempenho.

Com o crescente número de pesquisas sobre a utilização de materiais alternativos como agregados do concreto, objetivando dar uma destinação nobre a alguns resíduos gerados dentro da própria construção civil, o resíduo oriundo do beneficiamento de caulim tem se apresentado como um desses resíduos por possuir forma granular e resistente, e composição quimicamente compatível com a das argamassas.  A extração e beneficiamento do caulim provocam a geração de enorme quantidade de resíduos, isso se dá porque o rendimento no processo de beneficiamento do caulim é de aproximadamente 25%, ou seja, para cada tonelada de caulim beneficiado são gerados 750 kg de resíduo e apenas 250 kg de caulim comercializável.  

Dessa forma, argamassas utilizando esse resíduo como substituição de seu agregado miúdo surgem no cenário atual como um material inovador e alternativo aos traços de argamassa convencional, inclusive minimizando os impactos ambientais negativos causados pela indústria de exploração e beneficiamento do caulim do Rio Grande do Norte.

Com base nessas premissas, o estudo pretende verificar a exequibilidade técnica, com enfoque na "durabilidade" de traços de argamassas produzidos com resíduo proveniente do beneficiamento de caulim em substituição parcial ao agregado miúdo natural, buscando benefícios econômicos por reduzir uso de agregados naturais bem como benefícios ambientais por se tratar de uma ação sustentável com a utilização de resíduo sólido que não dispõe de um descarte adequado.

Para tanto, inicia-se o estudo na análise de diferentes traços argamassa, variando-se a granulometria do resíduo de caulim e o percentual de substituição em relação ao agregado miúdo (areia). Para o traço de melhor desempenho, com relação as propriedades investigadas, será moldado, manualmente em corpos de prova adequados, objetivando adequação das propriedades físicas e mecânicas, segundo exigências normativas brasileiras referente ás argamassas. Dentre as características e propriedades a serem analisadas, cita-se a determinação do potencial de corrosão, resistividade elétrica, absorção de água, massa específica, resistência à tração na flexão, resistência à compressão. Em complementação ao estudo, pretende-se avaliar a influência da substituição do agregado miúdo na durabilidade do material, uma vez que o resíduo é um produto inerte ao meio.