Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Projeto de Pesquisa

A INCLUSÃO NO IFRN, CAMPUS MACAU: CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O FORTALECIMENTO DO NAPNE

Em execução

Entendendo a importância da formação para o efetivo processo de inclusão nos Institutos Federais, esta pesquisa tem como objetivo compreender em que aspectos a vivência de um plano de ação de formação continuada na perspectiva inclusiva contribui para o desenvolvimento profissional dos membros do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas do Instituto Federal do Rio Grande do Norte -IFRN, Campus Macau. Tendo como objetivos específicos: Caracterizar o NAPNE do IFRN, Campus Macau; Identificar as demandas de formação continuada acerca do contexto da Educação Inclusiva dos membros do NAPNE do IFRN, Campus Macau; Elaborar e implementar ações de formação continuada na perspectiva inclusiva, com vistas ao desenvolvimento profissional dos membros do NAPNE do IFRN, Campus Macau; Caracterizar as implicações da formação continuada na perspectiva inclusiva para o fazer pedagógico dos membros do NAPNE do IFRN, Campus Macau; e elaborar, de modo colaborativo, junto aos membros do NAPNE, uma proposta de formação continuada na perspectiva inclusiva, para ser implementada junto aos docentes do IFRN, Campus Macau. A pesquisa configura-se como um estudo qualitativo, o procedimento metodológico escolhido para esse estudo será o da pesquisa- ação, O corrente estudo investigará o desenvolvimento profissional dos membros do NAPNE do IFRN, Campus Macau a partir de sua participação em um plano de ação de formação continuada na perspectiva inclusiva. Os instrumentos de coleta de dados a serem utilizados serão análise documental, entrevistas, questionário e diário de campo, e os dados serão interpretados a partir da metodologia de análise de conteúdo de Bardin (2012). Almeja-se através desse estudo contribuir de forma significativa para a construção de práticas pedagógicas inclusivas no âmbito do IFRN, Campus Macau, através do processo de fortalecimento do NAPNE, por meio da formação continuada.