A FILOSOFIA ALÉM DA SALA DE AULA: O MUSEU COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO CRÍTICA E REFLEXIVA
Em execução- Campus:
- CNAT
- Data inicial:
- 02/06/2025
- Data final:
- 31/12/2025
- Coordenação:
- Carlos Mikael Custodio da Silva carlos.mikael@ifrn.edu.br
A educação se expressa em múltiplos contextos que vão além da sala de aula: na convivência familiar, nas vivências cotidianas, nas práticas religiosas e nas expressões artísticas e culturais de museus, teatros e centros culturais. Nessa perspectiva, o Museu de Minérios do Rio Grande do Norte (MMRN) desempenha um importante papel educativo ao público escolar, oferecendo a oportunidade de estimular a reflexão crítica por meio de sua exposição permanente e seus serviços educativos, possibilitando que os educandos compreendam a relação entre os recursos naturais e a ação humana ao longo do tempo, promovendo um aprendizado significativo que ultrapassa a simples reprodução técnica, incentivando o desenvolvimento do pensamento crítico e da consciência socioambiental. Portanto, este projeto visa realizar guiamentos pelo acervo da exposição do MMRN com turmas do Ensino Médio da rede pública do estado, problematizando como os recursos naturais têm sido usados pelo homem ao longo da história da humanidade, buscando promover uma educação que estimule o pensamento crítico desses sujeitos. A proposta busca desconstruir a abordagem tradicional de ensino, valorizando a experiência dos alunos e incentivando a construção do conhecimento de forma colaborativa junto com o mediador, conforme a argumentação de Paulo Freire (1921-1997). A metodologia adotada segue os Três Momentos Pedagógicos: Estudo da Realidade (RE), Organização do Conhecimento (OC) e Aplicação do Conhecimento (AC), com mediação dialógica e avaliação formativa e sumativa. Espera-se que os alunos desenvolvam a capacidade de interpretar e questionar as transformações provocadas pela exploração mineral em sua trajetória histórica, reconhecendo seu papel como agentes de transformação em um mundo globalizado.