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Projeto de Pesquisa

A formação prevencionista nos IFs: uma análise dos currículos formadores dos profissionais Técnicos em Segurança do Trabalho dos Insittutos Federais do Brasil

Em execução

O presente projeto de pesquisa tem como objetivo geral analisar o perfil curricular do Curso Técnico em Segurança do Trabalho (TST) ofertado pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) do Brasil. A iniciativa se justifica pela relevância da formação de profissionais qualificados em segurança do trabalho para a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, a promoção de ambientes laborais seguros e saudáveis e o cumprimento das normas regulamentadoras, impactando positivamente o mundo do trabalho. A introdução contextualiza a criação e o desenvolvimento dos Institutos Federais como uma rede estratégica para a educação profissional e tecnológica no país, destacando o papel crucial do Curso Técnico em Segurança do Trabalho na formação de profissionais essenciais para a segurança e a saúde no trabalho. Enfatiza-se a importância do currículo como principal instrumento pedagógico para o desenvolvimento das competências e habilidades necessárias ao exercício da profissão, justificando a necessidade de uma análise aprofundada dos currículos dos cursos TST ofertados nos IFs. A fundamentação teórica explora o conceito de currículo sob diferentes perspectivas, desde a teoria crítica, que o vê como um espaço de disputa ideológica, até a abordagem histórico-cultural, que enfatiza a interação social na aprendizagem, e a perspectiva das competências, focada no desenvolvimento de capacidades para a atuação eficaz. No contexto da educação profissional e tecnológica, ressalta-se o papel do currículo na articulação entre a educação e o mundo do trabalho. O objetivo geral do projeto é analisar o perfil curricular do Curso Técnico em Segurança do Trabalho ofertado pelos Institutos Federais do Brasil. Para alcançar este objetivo, foram definidos objetivos específicos que incluem: identificar e descrever a estrutura e organização curricular dos cursos; investigar a presença e abordagem de temas relacionados à formação prevencionista; comparar os perfis curriculares dos diferentes IFs; e analisar a articulação entre o currículo formal e as demandas do mundo do trabalho. A metodologia adotada é de natureza qualitativa e exploratória, com análise documental como principal instrumento de coleta de dados. Serão selecionados IFs de diferentes regiões do Brasil que ofertam o Curso Técnico em Segurança do Trabalho, e seus Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) ou documentos equivalentes serão analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. Por se tratar de pesquisa com dados secundários de domínio público, não haverá submissão ao Comitê de Ética em Pesquisa. O acompanhamento e a avaliação do projeto serão contínuos, com revisões periódicas do progresso e avaliações em diferentes etapas para garantir a qualidade dos resultados. Ao final deste estudo, espera-se fornecer um panorama abrangente do perfil curricular dos cursos TST nos IFs, identificando similaridades, diferenças, melhores práticas e possíveis lacunas na formação prevencionista. Os resultados poderão subsidiar discussões sobre a qualidade da formação, contribuir para o aprimoramento dos currículos existentes e estimular futuras pesquisas na área, visando a consolidação de um curso que forme profissionais altamente habilitados para a promoção da saúde e segurança no trabalho.