A geodiversidade da Cidade Alta em Natal (RN) como ferramenta de ensino-aprendizagem e proteção do patrimônio geológico para a EJA Proeja
Em execução- Campus:
- CNAT
- Data inicial:
- 25/05/2025
- Data final:
- 23/01/2026
- Coordenação:
- Anna Paula Lima Costa anna.costa@ifrn.edu.br
São muitos os desafios que rodeiam a prática de ensino-aprendizagem nos dias atuais, com tantas distrações que a “pessoa observadora” não consegue valorizar os elementos dos patrimônios ao seu redor. Então, como aprender, ensinar, proteger e/ou conservar os patrimônios culturais, naturais, mistos, históricos, materiais e imateriais? A Cidade Alta, em Natal (RN), representa um importante patrimônio histórico e geológico. A diversidade de rochas, formas de relevo e processos naturais presentes na região proporciona um rico material didático para o ensino interdisciplinar. Para a EJA Proeja, que integra a formação básica com a educação profissional, o estudo da geodiversidade pode ser uma ferramenta potente de ensino, contribuindo para a valorização do território e o desenvolvimento do pensamento crítico. O projeto busca promover o reconhecimento e a proteção desse patrimônio, utilizando metodologias de aprendizagem ativa para estimular o protagonismo dos educandos. Para a realização da pesquisa, será utilizado o “Mapa geoturístico do bairro da Cidade Alta” (Silva, 2016). O roteiro apresenta 12 pontos de parada, que podem ser percorridos de forma autônoma, utilizando folder informativo, bem como sob a orientação de um profissional que tenha conhecimento acerca da atividade geoturística. No entanto, será adaptado para ser utilizado por educadores e educandos da EJA Proeja como ferramenta de ensino-aprendizagem, tanto em aulas da educação formal quanto informal. Os resultados esperados são a criação de materiais didáticos que possam ser utilizados por educadores e educandos da EJA Proeja e, principalmente, despertar o sentimento de pertencimento e o olhar crítico para o seu território.