ACESSIBILIDADE E O ESPAÇO ESCOLAR EDIFICADO: Propostas de diretrizes projetuais para o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN),São Paulo do Potengi/RN.
Em execução- Campus:
- SPP
- Data inicial:
- 15/02/2025
- Data final:
- 19/03/2026
- Coordenação:
- Karla Karline Lima de Carvalho karla.carvalho@ifrn.edu.br
Com o intuito de compreender a relação entre acessibilidade, espaços institucionais e cidades de pequeno porte, com as normas vigentes e a sua própria legislação, este trabalho visa compreender de que forma as pessoas podem interferir na relação da acessibilidade no planejamento do espaço urbano. O estudo será desenvolvido no Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN, na cidade de São Paulo do Potengi, buscando analisar as limitações do espaço em que se vive, para que se possa compreender o meio e os obstáculos enfrentados pelas pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida, e desta forma tentar implantar uma proposta projetual que venha a beneficiar todas as pessoas que fazem uso do espaço. Com esta pesquisa, busca-se passar conhecimento para as pessoas e contribuir com algo inovador sob o enfoque em análise. É importante ressaltar a relevância desta pesquisa para o IFRN, São Paulo do Potengi, uma vez que se busca propor uma compreensão na necessidade de elaboração de projetos referentes à acessibilidade, despertando uma atenção redobrada por parte dos usuários da instituição, aos que demandam um tratamento diferenciado, não somente dos deficientes, mas toda e qualquer pessoa que faça uso do espaço escolar.
Palavras-chave: Pessoa com deficiência; acessibilidade; espaços educacionais; mobilidade reduzida; inclusão.