ANÁLISE COMBINATÓRIA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA PARA ALÉM DO LIVRO DIDÁTICO
Concluido- Campus:
- SC
- Data inicial:
- 06/06/2016
- Data final:
- 31/03/2017
- Coordenação:
- Lenina Lopes Soares Silva lenina.lopes@ifrn.edu.br
Este estudo busca investigar a produção de conhecimento acerca de Análise Combinatória para analisar a forma como esse conteúdo tem sido abordado pelos livros didáticos direcionados ao Ensino Médio. Para isso, pretendemos realizar um estudo no qual serão analisados os trabalhos referentes a esta temática publicados no Boletim de Educação Matemática (BOLEMA) e a coleção de livros didáticos Conexões Com a Matemática (leonardo, 2013), verificando o que propõem e a forma como se organizam e orientam o ensino de Análise Combinatória para o Ensino Médio. Após esta etapa, elaboraremos uma proposta para o ensino de Análise Combinatória para a última etapa da Educação Básica, como uma ação demandada dos resultados da pesquisa o que a configura como uma pesquisa-ação. Diante disso, a metodologia de pesquisa empregada se insere na área de ensino de Matemática com ênfase em procedimentos derivados de pesquisas bibliográficas e documentais em perspectiva aplicada. Nesse sentido, pretendemos contribuir para a compreensão da forma como esse conteúdo é ensinado e tem sido tratado no processo de ensino e de produção de conhecimento e sugerimos uma proposta de ensino a fim de apoiar o trabalho pedagógico realizado no Ensino Médio para além do livro didático.
Palavras-chave: Análise Combinatória; Bolema; Ensino Médio; Livro Didático.