Agrotec: O campo ainda mais conectado IV
Em execução- Campus:
- CANG
- Data inicial:
- 05/05/2025
- Data final:
- 19/12/2025
- Coordenação:
- Eberton da Silva Marinho eberton.marinho@ifrn.edu.br
A informatização de processos antes realizados manualmente é uma realidade que cada vez mais presente nos mais diversos setores econômicos da nossa sociedade, como o da agropecuária. Tais soluções tecnológicas tem sido uma aposta das empresas na tentativa de melhorar e aperfeiçoar as atividades do dia a dia do pecuarista. Entre as atividades desenvolvidas está o controle de aspectos do animal como: reprodução, vacinas aplicadas, ganho de peso, produção leiteira, etc., que se feita de forma correta pode auxiliar na gestão do rebanho, aperfeiçoar o melhoramento genético, garantir a correta aplicação de medicamentos e promover um melhor bem estar animal.
Hoje em dia, diversos produtores rurais ainda utilizam técnicas e processos arcáicos para gerência do seu rebanho, como: a marcação com fogo, ou são pouco eficientes, como brincos numerados que podem incorrer na inconsistência de dados, ou implicam em um investimento de alto custo, o que não é adequado a maioria dos pequenos e médios produtores do nordeste, em especial do RN.
Anteriormente, o Agrotec desenvolveu uma solução de software com recursos de identificação dos animais por QRCode, gestão de rebanhos no que tange a produção de leite, reprodução dos animais, rastreio, controle de vacinas e medicamentos. Na quarta edição do projeto "Agrotec : O campo ainda mais conectado" pretende-se continuar a migração do sistema anterior desenvolvido para o Framework IONIC para o ReactNative e ainda aplicar os conceitos de IoT para focar no desenvolvimento de um bastão inteligente com RFID para tornar a solução ainda mais integrada e automatizada.