Adaptação de Jogos Comerciais para Ensino: Caso de estudo Quimica
Em execução- Campus:
- SC
- Data inicial:
- 05/05/2025
- Data final:
- 19/12/2025
- Coordenação:
- Marcelo Henrique Ramalho Nobre marcelo.nobre@ifrn.edu.br
O projeto visa integrar jogos comerciais ao ensino de Química com o intuito de engajar os alunos e facilitar o aprendizado de conteúdos complexos. A proposta é adaptar jogos comerciais para aplicação da tecnologia educacional da Aprendizagem Baseada em Jogos (GBL) aproveitando suas mecânicas de jogo consagradas e também o crescente interesse da população brasileira por jogos. O projeto envolve a adaptação das regras do jogo, a criação de protótipos por impressão 3D de peças adaptadas e a realização de testes para validar a jogabilidade do que foi produzido. O acompanhamento do progresso será feito por meio de reuniões periódicas no formato SCRUM, garantindo a eficiência e o alcance dos objetivos propostos. O impacto esperado é a produção de um recurso didático replicável para o ensino de Química, além da contribuição para a pesquisa interdisciplinar no campus Santa Cruz do IFRN, que pode ser estendida para outras disciplinas, como Física e Matemática.