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Projeto de Pesquisa

CLÁSSICOS DA LITERATURA MUNDIAL APLICADOS AO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NO ENSINO MÉDIO: ROUND 1 - HENRY JAMES

Em execução

O livro de Ítalo Calvino (1923 – 1985), Por que ler os clássicos (1991), republicado pela Companhia das Letras no ano de 1993, nos convida a releituras recorrentes e traz a confirmação de uma afirmação do autor quando ele diz que “um clássico é um livro que nunca terminou de dizer aquilo que tinha para dizer” (CALVINO, 1993, p.11). O autor italiano, nascido em Cuba, nos desafia a entender a importância e o papel da leitura dos clássicos para a formação do ser humano. Como professor de Língua Inglesa e de literaturas, e tendo percebido, juntamente com outros estudiosos, um histórico de falhas no processo de ensino e aprendizagem da Língua Inglesa em instituições de educação públicas e privadas no Brasil, por diversas razões – dentre elas, turmas com grande quantidade de alunos, carga horária limitada, e dificuldades que os alunos apresentam para vencer hábitos de audição e de fonação, entre outras – e querendo contribuir para a solução desse problema, buscamos o modelo a partir da leitura de clássicos da literatura mundial, adaptados para o ensino de línguas a partir de uma abordagem comunicativa e integrativa. A partir de um modelo que enfatiza não somente aspectos linguístico-estruturais, mas também discursivos, e que contribua para a formação integral do aluno, buscamos apontar possíveis razões que tornam a nossa hipótese - aplicação de clássicos da literatura adaptados pra o ensino de língua inglesa - para os problemas históricos acima elencados. Para apoiar a nossa pesquisa contamos com apoio referencial de Bakhtin (1992), Cosson (2007), Gancho (1998), Eco (1971) e Girard (1997); de Kramsch (2001), Barktin (1992), Brown (2007) Coracini (2012) e de Byram (1993), entre outros, essa é a nossa base de investigação.