CellVolution: Validação de um jogo didático digital para o Ensino de Biologia Celular
Em execução- Campus:
- JC
- Data inicial:
- 05/05/2025
- Data final:
- 19/12/2025
- Coordenação:
- Mariana Santana Santos Pereira da Costa mariana.costa@ifrn.edu.br
A incorporação da tecnologia na educação básica apresenta uma oportunidade valiosa para inovar os métodos de ensino e aprendizado. Com a crescente utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), ferramentas como ambientes virtuais em 3D, inteligências artificiais e jogos didáticos digitais têm mostrado um potencial significativo para tornar as aulas mais interativas e envolventes. Esses jogos, em particular, podem transformar o ensino de disciplinas complexas, como a Biologia, ao facilitar a compreensão de conceitos teóricos e estimular habilidades como a resolução de problemas. Nosso grupo de pesquisa tem desenvolvido projetos que incentivam a criação de recursos inovadores por estudantes de Informática, utilizando suas habilidades técnicas para melhorar o aprendizado de Biologia.
Um desses projetos resultou no jogo digital "CellVolution", focado no ensino de Biologia Celular. No entanto, antes de sua implementação em sala de aula, é necessário validar o jogo com professores de Biologia e Programação para garantir sua eficácia e realizar os aprimoramentos necessários. Por isso, o objetivo do presente projeto é validar e aprimorar o jogo digital CellVolution, por meio de avaliações e feedback de professores de Biologia e Programação. Para iniciar o projeto, será realizada uma pesquisa bibliográfica aprofundada sobre o tema em questão, enquanto os alunos participantes receberão formação especializada sobre a Engine de Jogos Unity. Após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP), o jogo será disponibilizado à professores de Biologia e Programação para averiguar se ele precisa de melhorias. Após jogarem, os professores responderão a um questionário, via Google Forms, com o intuito de fornecer observações detalhadas sobre diversos aspectos do jogo, como a precisão do conteúdo, a usabilidade, a interface do usuário, a navegação e o potencial de engajamento dos alunos. Esse feedback será essencial para implementar mudanças metodológicas, visando aprimorar a eficiência do jogo digital como ferramenta de ensino. Os professores de Biologia podem avaliar a precisão e a pertinência dos conteúdos, enquanto professores de Programação podem fornecer insights técnicos sobre a interface e a usabilidade do jogo. Este processo de validação permitirá identificar e corrigir eventuais falhas, garantindo que o recurso didático seja robusto e eficaz. Posteriormente, serão realizadas as alterações sugeridas pelos docentes e, por fim, o jogo será disponibilizado para utilização em aulas de Biologia do IFRN e de outras instituições da rede básica de ensino. Como resultados, espera-se finalizar a elaboração do CellVolution como recuso didático para o ensino de Biologia Celular, além de despertar nos alunos do Curso Técnico em Informática o interesse para desenvolver softwares aplicados, envolvendo conhecimentos das disciplinas técnicas com disciplinas do núcleo estruturante.