Adaptação de um torno CNC como ferramenta de educação inclusiva
Em execução- Campus:
- CNAT
- Data inicial:
- 25/02/2025
- Data final:
- 16/01/2026
- Coordenação:
- Jarbas Santos Medeiros jarbas.santos@ifrn.edu.br
A Constituição Federal, em seu artigo 5º, assegura a todos os cidadãos o direito à igualdade, sem distinção de qualquer natureza. O preceito constitucional é ratificado pelo Estatuto da Pessoa com Deficiência. Um dos direitos fundamentais da pessoa com deficiência é o de estudar e ter acesso à educação. A Tecnologia Assistiva (TA) é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social. Dentro do contexto do ensino tecnológico do IFRN no qual várias aulas práticas são realizadas em laboratórios torna-se necessário algumas adaptações didáticas para permitir que alunos com características motoras reduzidas possam executar as atividades práticas. O IFRN-CNAT tem o curso técnico de mecânica no qual várias atividades focadas na fabricação e manutenção mecânica são desenvolvidas dentro da oficina mecânica. Os processos de fabricação por usinagem mecânica exigem a operação de algumas máquinas que oferece riscos de acidentes além de ter características ergonômicas específicas. Desta forma alunos com características motoras especificas ou deficientes físicos não podem operar essas máquinas sem a adaptação necessária para a sua segurança. Esse projeto tem como objetivo desenvolver um sistema de controle remoto para um torno CNC didático que permita alunos com deficiência física ou característica motoras reduzidas executar práticas de usinagem mecânica com segurança e autonomia.