Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Projeto de Pesquisa

Acessibilidade para surdos em jogos digitais: Um mapeamento sistemático da literatura

Em execução

O mercado de jogos digitais vem se consolidando nas últimas décadas na indústria do entretenimento, ocupando uma fatia considerável de seu faturamento, superando outros mercados importantes, a exemplo da música e do cinema. Além disso, os jogos digitais têm se constituído como ferramentas facilitadoras do trabalho exercido em outras áreas, tais como saúde, educação, treinamento, entre outras.  Mesmo diante dessa ascensão do mercado de jogos digitais e seu consumo crescente e massivo, há lacunas na indústria associadas a acessibilidade dos jogos para pessoas com deficiência. Estudos revelam um distanciamento entre as pesquisas acadêmicas sobre o tema e o que é produzido pela indústria de jogos quanto a acessibilidade do usuário com alguma deficiência, em especial, usuários com deficiência auditiva ou surdez. Há carência de estudos que abordem as deficiências auditivas e surdez na área de acessibilidade em jogos digitais, se comparado a outros tipos de deficiências. Com o intuito de colaborar para a redução dessa lacuna, o presente projeto de pesquisa tem como objetivo produzir um mapeamento sistemático de literatura para identificar a produção científica dos assuntos relacionados a jogos digitais com acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva e surdez, em âmbito nacional e internacional, com vistas ao desenvolvimento de soluções futuras de acessibilidade em jogos digitais para o público-alvo do projeto.