Aplicação para Gestão de Planos Educacionais Individualizados no IFRN: Apoio a discentes com necessidades educacionais específicas.
Em execuçãoNo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), a promoção da inclusão educacional para alunos com necessidades específicas é uma prioridade institucional. Os Planos Educacionais Individualizados (PEIs) desempenham um papel central ao garantir adaptações e suporte personalizados para esses estudantes. Entretanto, os métodos tradicionais de gestão de PEIs, predominantemente manuais, apresentam desafios operacionais, como morosidade, suscetibilidade a erros e dificuldades de comunicação entre os docentes e o Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE).
Com o objetivo de superar essas limitações, este projeto visa evoluir o sistema de gestão informatizado de PEIs, que está em desenvolvimento no IFRN. As melhorias propostas incluem a automatização de etapas críticas, a facilitação da atualização e monitoramento dos planos, e a integração de um canal de comunicação eficaz entre a equipe do NAPNE e os docentes. O foco será em garantir uma colaboração contínua e integrada, proporcionando maior precisão e agilidade no atendimento das necessidades educacionais dos alunos.
O sistema será enriquecido com funcionalidades de gestão de recursos e acompanhamento de estratégias pedagógicas, utilizando tecnologia educacional para otimizar a tomada de decisões e a alocação de suportes. A avaliação contínua do projeto será realizada por meio de indicadores de desempenho e feedbacks de usuários, permitindo ajustes dinâmicos e melhoria contínua da solução.
Ao final, um relatório consolidará os resultados obtidos, documentando as lições aprendidas e o impacto do sistema na melhoria da educação inclusiva. A implementação eficaz do sistema promoverá maior acessibilidade, equidade e suporte para os alunos, reforçando o compromisso do IFRN com uma educação inclusiva de qualidade.
Projeto importado do Suap em 12/02/2026 às 04:41 (há 2 horas, 5 minutos)