Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Projeto de Pesquisa

Alfabetização científica e tecnológica nos contextos do IFRN e das escolas técnicas da Universidad Nacional del Litoral

Em execução

A alfabetização científica e tecnológica (ACT) e seus sinônimos, são objetivos educacionais que aparecem em diversos documentos oficiais de diversos países, sendo alvo de avaliações externas, dentre os quais se destaca o PISA. Quando analisamos os resultados brasileiros em ciências nesse exame, percebemos que comparado aos demais países participantes, aparentemente, a aprendizagem nesta área está aquém do desejável. Há, contudo, no Brasil, um lócus no qual, se tomado em separado, os resultados seriam comparáveis aos países melhor classificados no exame: Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Partindo dessa problemática pergunta-se: Como os Institutos Federais promovem elementos de alfabetização científica e tecnológicas em seus estudantes, como um diferencial das redes estaduais de seu entorno? Para tanto, visa-se analisar e compreender o papel das práticas pedagógicas e elementos curriculares que podem possivelmente influenciar na promoção da ACT. Com a finalidade de responder esse objetivo, propõe-se uma investigação de natureza mista a ser realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte e as escolas técnicas da Universidad Nacional del Litoral. Com vistas a esse objetivo, o projeto dividido temporalmente em três etapas onde se buscará analisar a literatura científica sobre sobre alfabetização científica no contexto da América Latina, em uma perspectiva de análise bibliométrica e de conteúdo, apoiada por softwares (VosViewer e Iramuteq). Em um segundo momento, pretende-se a análise documental de Projetos Políticos Pedagógicos, Planos de desenvolvimento institucional e ementas de cursos técnicos integrados. E, por fim, aplicação e análise de questionários aplicados aos alunos de ambas as instituições.