A FILOSOFIA ESTÁ NO MUSEU: O ENSINO EM CONTEXTOS NÃO ESCOLARES
Concluido- Campus:
- CNAT
- Data inicial:
- 01/10/2024
- Data final:
- 31/12/2024
- Coordenação:
- Anna Paula Lima Costa anna.costa@ifrn.edu.br
O projeto extensionista no Museu de Minérios do Rio Grande do Norte (MMRN) visa promover uma educação crítica e participativa por meio de visitas guiadas com turmas do Ensino Médio e Fundamental II, integrando áreas como geociências e filosofia. Inspirado na pedagogia de Paulo Freire, a proposta busca desconstruir a abordagem tradicional de ensino, valorizando a experiência dos alunos e incentivando a construção do conhecimento de forma colaborativa. O foco está na análise da exploração mineral, desde a pré-história até os dias atuais, problematizando seus impactos sociais, econômicos e ambientais no contexto moderno e capitalista. Utilizando o MMRN como um espaço educativo não formal, os estudantes terão uma experiência imersiva, que aproxima questões geocientíficas de suas realidades e promove a conscientização socioambiental. A metodologia adotada segue os Três Momentos Pedagógicos de Freire: estudo da realidade, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento, com mediação dialógica e avaliação formativa e sumativa. Espera-se que os alunos desenvolvam pensamento crítico, reflexivo e a capacidade de interpretar e questionar as transformações provocadas pela exploração mineral em sua trajetória histórica, reconhecendo seu papel como agentes de transformação em um mundo globalizado.