Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Projeto de Pesquisa

A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA BRASILEIRA: DA NORMA À REALIDADE MATERIALIZADA

Concluido

RESUMO

A educação, em todas as suas modalidades, enfrenta desafios para atender aos mais diversos interesses dos discentes, docentes e demais atores envolvidos. Nessa perspectiva, esta pesquisa busca apresentar o cenário da inclusão de pessoas com deficiência (PcD) no contexto da educação a distância no Brasil, no período de 2015 a 2024. Para isso, são apresentados os conceitos basilares da temática, a legislação pertinente e as políticas de inclusão de PcD na educação brasileira, com foco especial no trabalho docente em EaD, estabelecidas por meio de instrumentos normativos e materializadas na prática. Foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, descritiva, bibliográfica e documental. Para a coleta, tratamento e análise dos dados, utilizou-se a análise documental. Os resultados iniciais indicaram que, apesar de a EaD estar consolidada como uma modalidade de educação no Brasil, ainda são necessários avanços para atender às especificidades das políticas públicas de educação inclusiva de PcD. Para aprofundar a pesquisa, é necessário considerar o que está previsto na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei n.º 13.146/2015), bem como em outras normas relacionadas ao tema, buscando respostas sobre o ingresso das PcD na EaD, com ênfase no papel docente.