Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Projeto de Pesquisa

A INDISSOCIABILIDADE ENTRE O ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NA FORMAÇÃO DO DOCENTE DE MATEMÁTICA: PRÁTICAS CURRICULARES

Concluido

O ensino, a pesquisa e a extensão são eixos centrais, ou mesmo considerados como um tripé do Ensino Superior brasileiro. Temos como questão de pesquisa: como se materializa a articulação entre o ensino, a pesquisa e extensão por meio dos componentes curriculares do curso de Licenciatura em Matemática, denominados como Práticas Educativas e Formação Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte? Temos como objetivo discutir e apresentar o relato de experiência com os componentes curriculares Práticas Educativas e Formação Docente I, II, III e IV que tem como perspectiva a articulação, entre ensino, pesquisa e extensão. Partimos da pesquisa bibliográfica e documental, assim como se caracteriza como um relato de experiência. A pesquisa, o ensino e a extensão apresentados por meio de componentes curriculares nos cursos e Licenciatura em Matemática abrange uma série de dimensões que contribuem significativamente para a formação de professores, tais como a inovação pedagógica, a adaptação as necessidades dos estudantes, o desenvolvimento profissional; a capacidade de resolução de problemas; A aproximação e contribuição com a comunidade escolar. Isso promove um ambiente colaborativo e de aprendizagem mútua.