Análise da erotização do corpo feminino em jogos digitais: A moda como ferramenta política no redesign de figurinos.
Concluido- Campus:
- CA
- Data inicial:
- 08/04/2024
- Data final:
- 20/09/2024
- Coordenação:
- Aline Gabriel Freire freire.aline@ifrn.edu.br
Este projeto visa objetiva abrir discussões acerca do mundo dos videogames relativo ao atual imaginário feminino representado nos jogos, onde ocorre uma grande disrupção direta entre a personagem e sua personalidade a partir de sua skin chamativa, as quais quase sempre são apresentadas cobrindo o mínimo possível de pele, em outros termos, é uma atividade banal dos criadores de jogos criarem a vestimenta das personagens femininas totalmente incoerentes com suas personalidades, colocando-as assim, fora do contexto original de suas histórias; e tal ação é explicitamente executada em nome do lucro onde simultaneamente reforça cada vez mais a normalização do machismo. Além disso, o projeto visa a análise sobre algumas personagens de jogos de videogames, tendo como foco Cammy do Street Fighter e Raiden Mei de Honkai impact 3dr, interpretando e ressignificando suas vestimentas demasiadamente hipersexualizadas, trazendo uma nova abordagem para o visual das mesmas e possibilitando que não percam sua essência tradicional e conceitual. Portanto, a pesquisa tratará de uma abordagem qualitativa e exploratória cujo foco é trazer uma nova forma de criar a imagem feminina nesses jogos, bem como, à medida do possível, dessexualizar tal imagem trazendo outra mais fidedigna de suas histórias dentro desse universo.