As músicas do grupo Racionais MC’s sob a ótica do conceito de escrevivência de Conceição Evaristo.
Concluido- Campus:
- CNAT
- Data inicial:
- 02/05/2024
- Data final:
- 08/03/2025
- Coordenação:
- Candice Firmino de Azevedo candice.azevedo@ifrn.edu.br
Nas últimas décadas, o Movimento Hip Hop tem configurado espaço de reflexão e de transformação social. Composto pela música, concebida pelo rap (DJ e MC), pela dança (break) e pelas artes plásticas (grafite), além de toda a indumentária, gírias e ideologias que o caracterizam, constitui-se, atualmente, em uma das mais significativas formas de manifestação artístico-cultural do Brasil, assim como uma ferramenta de comunicação alternativa para comunidades que vivem à margem da sociedade (Quirino, 2008). A periferia, assim, utiliza a arte como uma ferramenta de articulação de vozes alijadas do poder que se fazem ouvir pelas máscaras que interditam os dizeres dos subalternizados, como sugere Conceição Evaristo (2009). Este projeto de pesquisa, portanto, busca fazer um cruzamento entre o discurso desta escritora negra, no que tange aos aspectos histórico-discursivos que revelam a luta do povo negro em seus textos literários, e a produção de um grupo de rap muito popular na periferia de São Paulo nos fins da década de 2000, o Racionais MC's. Existe uma relação entre a vivência preta periférica das músicas do grupo Racionais e o conceito de Evaristo? De que forma a literatura e o rap dialogam com vistas a uma formação do cidadão em prol do questionamento das desigualdades sociais de nosso país? Essas são perguntas que norteiam o projeto de pesquisa que se propõe a um estudo bibliográfico atravessado pelos estudos decoloniais, e que prevê o estabelecimento de pontes teóricas outras em busca de uma articulação do discurso do outro como discurso primeiro.