A formação produtora de textos dos discentes ingressantes em 2021 dos cursos técnicos de nível médio na forma integrada do IFRN/Campus SGA
Concluido- Campus:
- SGA
- Data inicial:
- 03/07/2024
- Data final:
- 28/02/2025
- Coordenação:
- Mylenna Vieira Cacho mylenna.vieira@ifrn.edu.br
O projeto consiste na identificação de como ocorre o processo de preparação para a redação do ENEM 2024 dos estudantes ingressantes em 2021 nos cursos técnicos de nível médio na forma integrada, ofertados no IFRN/Campus São Gonçalo do Amarante: Edificações (2), Informática (1) e Logística (2). Ao todo são cinco turmas (duas no turno matutino; e três, vespetino), totalizando, aproximadamente, 170 alunos. A escolha por tais estudantes deve-se ao fato deles terem sido submetidos, para ingresso na instituição, pelo Edital nº 29/2020 - PROEN/IFRN, no qual a seleção e classificação ocorreu por meio de análise do Histórico Escolar do Ensino Fundamental dos candidatos inscritos, utilizando, para tanto, a média final das disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática nos 7º e 8º anos do Ensino Fundamental. Excepcionalmente, devido à pandemia, não ocorreu a prova presencial com as quarentas questões (20 de Língua Portuguesa e 20 de Matemática) e a redação. Nessa perspectiva de contextualização, surge a questão problema: Como os estudantes ingressantes, que não se prepararam para a produção textual no certame ao fim do Ensino Fundamental II, agora, estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)? Para obtenção de tais dados será realizado um questionário pelo Google Forms com questões abertas e fechadas, traçando um perfil desse estudante produtor de textos, observando a especificidade do Exame de Seleção. As análises dos resultados obtidos serão repassadas para os professores de Língua Portuguesa e Literatura, a fim de melhor favorecer metodologias, que possibilitem a autonomia literária e a formação humana integral dos discentes concluintes do Ensino Médio.