A diversidade linguístico-cultural do Chile através de podcasts como recurso didático nas aulas de espanhol
Em execução- Campus:
- CAL
- Data inicial:
- 02/05/2024
- Data final:
- 30/04/2025
- Coordenação:
- Bruno Rafael Costa Venancio da Silva bruno.venancio@ifrn.edu.br
Este projeto de pesquisa tem como objetivo elaborar podcasts sobre língua e cultura chilenas para estudantes de espanhol como língua estrangeira para estudantes do Campus Centro Histórico do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e como segunda língua na Universidade do Chile (UChile). A pesquisa levará em consideração o papel desempenhado pelo podcast como ferramenta tecnológica eficaz na sala de aula de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE), utilizando uma metodologia mista. Por um lado, a pesquisa buscará evidenciar a relevância para os estudantes de aprender características significativas da variedade do espanhol do Chile, bem como aspectos culturalmente relevantes para interagir adequadamente com falantes de espanhol. Por outro lado, uma abordagem quantitativa permitirá identificar padrões e tendências convergentes e divergentes ao comparar ambos grupos de estudantes. Em última análise, o projeto de pesquisa busca uma compreensão holística e profunda das percepções dos estudantes em relação aos podcasts sobre língua e cultura chilena, visando aprimorar o ensino de espanhol como língua estrangeira e segunda língua nos contextos mencionados.