A Docência e a Discência na Inclusão de Pessoas com Deficiência Visual
Concluido- Campus:
- ZL
- Data inicial:
- 02/05/2024
- Data final:
- 16/12/2024
- Coordenação:
- Thalita Cunha Motta thalita.motta@ifrn.edu.br
O presente projeto de pesquisa tem como objetivo principal analisar as experiências de professores e estudantes com deficiência visual (DV) nos campi: Natal Zona Leste e Natal -Central do IFRN sobre a inclusão e acessibilidade em sala de aula. Nessa perspectiva buscamos também: (i) conhecer as ações desenvolvidas pelos campi citados para a inclusão do aluno com DV; e, (ii) analisar o processo de inclusão de estudantes com DV nos referidos campi. A formação docente para a inclusão de estudantes com DV requer constante atualização e aprofundamento, bem como apoio multisetorial para a melhoria do processo de ensino aprendizagem. Assim, com o aumento do número de estudantes com deficiência matriculados nos referidos campi, percebe-se dificuldades dos docentes na preparação de materiais acessíveis para os estudantes com DV, dentre outros desafios dos próprios alunos. Assim, é essencial analisar tais experiências dos docentes e dos estudantes para propor melhorias no processo de inclusão. A metodologia se configura como estudo qualitativo, do tipo estudo de caso, através de entrevistas semiestruturadas, cumprindo todos os requisitos éticos para a pesquisa. Para fundamentação teórica, nos debruçamos sobre os seguintes autores: Fortes (2005) Sá, Campos e Silva (2007), Lima (2020), Lima e Medeiros Neta (2020), Prieto (2006) e Vigotski (1997). Espera-se propiciar melhor entendimento acerca da temática e contribuir com o planejamento de experiências pedagógicas que assegurem a inclusão dos estudantes com DV no IFRN.