Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Projeto de Pesquisa

Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) na Compreensão das Mudanças Climáticas: Um Enfoque na Formação de Docentes de Física

Em execução

Considerando a agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil, em particular os de número quatro (Educação de Qualidade) e treze (Ação Contra a Mudança Global do Clima) este projeto visa colaborar no cumprimento destes, uma vez que tem por objetivo compreender como se dá o processo de formação docente no curso de graduação em Física da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) em termos de Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) para o enfrentamento das mudanças climáticas. Por tanto, trata-se de uma pesquisa que envolve análise documental, mas principalmente pesquisa ação de natureza qualiquantitativa, uma vez que se utiliza da metodologia de entrevista semiestruturada e grupo focal, ambos com análise de conteúdo e também via programa IRAMUTEQ, análise documental, proposição de ementa de disciplina e de seminário de formação. Com isso, esperamos compreender como o curso de Física da UERN trabalha (ou não) os eixos estruturantes da ACT. Além disso, visamos entender as concepções que esses estudantes têm sobre seu papel e quais elementos adquiriram para a futura docência na temática. A pesquisa também aspira pesquisar ementas sobre a temática em questão no referido curso, bem como propor uma ementa de disciplina complementar sobre o tema com vista ao terceiro eixo estruturante da ACT e desenvolver um seminário de formação. Pretende-se contribuir para o desenvolvimento da consciência ambiental sólida entre os futuros educadores. Isso não apenas aborda e colabora com do enfrentamento urgente das mudanças climáticas no contexto do desenvolvimento sustentável, mas também fornece subsídios para estratégias pedagógicas contemporâneas.