A Literatura Hispanoamericana no Ensino do Espanhol como língua estrangeira no ensino médio: abordagens e estratégias para motivar os alunos no contexto do PIBID.
Concluido- Campus:
- CNAT
- Data inicial:
- 03/07/2023
- Data final:
- 03/07/2024
- Coordenação:
- Girlene Moreira da Silva girlene.moreira@ifrn.edu.br
Considerando que a construção de um ensino de língua estrangeira no ensino médio de escolas públicas que atenda às quatro habilidades (ler, escrever, falar, ouvir) requer tempo e planejamento e que trabalhar a língua estrangeira na escola pública é um grande desafio devido à necessidade de repensar-se objetivos, estratégias e procedimentos para adequar-se a uma realidade de salas lotadas, professores com carga horária excessiva e a maioria com apenas uma hora/aula por semana para trabalhar a língua estrangeira, defendemos que a leitura de textos literários esteja presente nas aulas de Espanhol como Língua estrangeira na escola. Como a literatura é escrita com uma linguagem para nativos e para o deleite da leitura, ou seja, sem o objetivo de ensinar a língua, o TL proporciona ao aluno uma familiaridade com as formas e usos da língua estudada, além da chance de adquirir conhecimentos práticos, funcionais, comunicativos, culturais, discursivos e literários. O subprojeto de Letras Espanhol do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Campus Natal Central (CNAT) propõe ações de ensino de língua estrangeira articulando pesquisa e extensão. Neste projeto de pesquisa, iremos criar e aplicar atividades com leitura literária em língua espanhola de autores hispano-americanos em aulas de Espanhol como língua estrangeira no ensino médio, dentro das atividades realizadas pelos bolsistas do programa PIBID, colaborando, assim, com o processo de ensino e aprendizagem do espanhol como língua estrangeira nas escolas públicas do estado do Rio Grande do Norte, bem como com a formação inicial destes bolsistas em atuação.