Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Projeto de Pesquisa

A caixinha da dúvida: Uma alternativa metodológica para o ensino de Educação Sexual e Saúde Pública no Ensino Médio

Concluido

Metodologias para mediar Educação Sexual são temas relevantes e de grande importância no contexto educacional. Este projeto terá como objetivo apresentar uma proposta metodológica para abordar esse tema de maneira adequada e eficaz, considerando os aspectos éticos, psicológicos e sociais envolvidos. Essa proposta metodológica foi intitulada de caixinha da dúvida, onde os alunos perguntam anonimamente indagações sobre assuntos da educação sexual e saúde. Ao oferecer a opção de perguntas anônimas, os alunos terão a liberdade de se expressar sem revelar sua identidade, o que pode reduzir a vergonha, o constrangimento ou o medo de serem estigmatizados; o que é particularmente importante em um contexto em que a educação sexual ainda é um tema tabu em algumas sociedades. Ao encorajar perguntas anônimas, os educadores têm a oportunidade de abordar as preocupações e dúvidas específicas dos alunos de forma precisa e individualizada. Eles podem fornecer respostas baseadas em evidências científicas, corrigir informações equivocadas e oferecer orientação apropriada para cada estudante, ajudando a esclarecer dúvidas e a construir um conhecimento sólido sobre sexualidade. Além disso, as perguntas anônimas também podem fornecer aos educadores uma visão mais ampla das preocupações e necessidades dos alunos em relação à educação sexual. Isso permite que eles adaptem sua abordagem pedagógica, ajustem o conteúdo das aulas e abordem os tópicos que são mais relevantes e importantes para os estudantes.